
Imagem de Shigeru e Narendra Modi, Primeiro-Ministro da Índia, se encontram em reunião no ano passado (Imagem: NHK)
No dia 29, ocorreu uma reunião entre o Primeiro-Ministro do Japão, Shigeru Ishiba, e o Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, na qual ambos os países estão prestes a concordar em expandir o intercâmbio humano para mais de 500 mil pessoas nos próximos cinco anos.
A reunião teve como um dos principais tópicos o aumento desse intercâmbio e busca captar talentos altamente qualificados nos campos de ciência e tecnologia, impulsionando assim o crescimento econômico e a revitalização regional do Japão.
Uma das metas acordadas é atingir este número significativo, incluindo 50 mil profissionais indianos indo ao Japão. A cooperação mútua também se estenderá a projetos de exploração espacial, principalmente na pesquisa da área próxima ao Polo Sul da Lua, onde se acredita haver recursos hídricos.
Artigos relacionados
Além disso, espera-se que os dois líderes confirmem a colaboração no desenvolvimento de inteligência artificial, uso de energia de hidrogênio e pesquisas médicas avançadas. No dia seguinte, Ishiba e Narendra Modi planejam visitar juntos a província de Miyagi para inspecionar uma fábrica de equipamentos de manufatura de semicondutores, visando fortalecer a cadeia de suprimentos de semicondutores e de materiais essenciais.
Fonte: NHK







