
Foto ilustrativa de envelope do salário (PM)
As 7 províncias da região Kanto já definiram o valor do novo salário mínimo por hora, a entrar em vigor a partir de outubro deste ano.
Na noite de 4 de agosto o conselho do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) informou que o valor do aumento (base) do salário mínimo foi definido em 6%, ou 63 ienes, como índice geral. Assim, os trabalhadores de todas as províncias que ainda não tinham o valor de mil ienes por hora trabalhada, passarão a tê-lo.
Foi o caso da província de Gunma, que atualmente tem o valor de 985 ienes. O conselho aprovou aumento no valor de 78 ienes, elevando o salário mínimo por hora para 1.063 ienes. Assim, todas as 7 províncias passam a ter um mínimo acima de mil ienes.
Artigos relacionados
Ficaram estabelecidos os novos valores: Tóquio, de 1.226 ienes, Kanagawa, de 1.225 ienes, Saitama, de 1.141 ienes, Chiba, de 1.140 ienes, Ibaraki, de 1.074 ienes e Tochigi, de 1.068 ienes.
As datas para a entrada em vigor desses valores nessas seis províncias ainda não foram definidas, mas certamente ocorrerão no começo de outubro.
Em relação à província de Gunma, ficou estabelecida a data de 1.º de março do próximo ano.
Até meados de setembro, os conselhos dos governos das demais 40 províncias deverão divulgar os respectivos salários mínimos por hora.
Fonte: ANN







