Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Salário mínimo por hora: trabalhadores pedem 1,5 mil ienes

| Sociedade

O conselho se reúne pela sexta vez consecutiva para chegar a um consenso sobre a média nacional do salário mínimo, a vigorar a partir de outubro deste ano.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
salário mínimo

Representantes dos trabalhadores em frente ao MHLW pedindo para chegar a 1,5 mil ienes a hora (ANN)

O conselho do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW), composto por representantes dos trabalhadores e dos empresários, está discutindo o aumento do salário mínimo deste ano fiscal. Até agora, há uma divergência de opiniões entre as duas classes.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

De um lado, dos trabalhadores, pede aumento significativo, enquanto do outro, das empresas, adota uma postura cautelosa.

Na quinta-feira (31), o conselho debateu sobre o assunto desde as 13h até as 20h30, sem consenso. Será necessária a sexta reunião, o que não acontece há 15 anos.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

No ano passado, o valor foi aumentado em 50 ienes, o maior aumento de todos os tempos, chegando à média de 1.055 ienes a hora. O foco deste ano é um aumento ainda maior. Os trabalhadores querem que seja estabelecido o valor de 1,5 mil ienes a hora como média do novo salário mínimo.

O lado dos trabalhadores argumenta que a vida dos que trabalham com salários próximos ao mínimo está extremamente difícil e que é necessário um aumento significativo.

Por outro lado, os empresários adotam uma postura cautelosa, afirmando que muitas pequenas e médias empresas enfrentam um ambiente de negócios difícil, pois não conseguem repassar integralmente o aumento de preços e custos trabalhistas aos seus clientes.

Um aumento expressivo do salário mínimo pode colocar ainda mais pressão sobre suas atividades.

A sexta reunião está sendo realizada na sexta-feira (1.º) e espera-se que o conselho chegue a um consenso.

trabalhadores pressionam por aumento salarial significativo 2

Gráfico: NHK

Fontes: ANN e NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo