
Em meio a processo antitruste, Perplexity quer comprar Chrome (ilustrativa/banco de imagens)
A empresa emergente de inteligência artificial (IA) Perplexity ofereceu comprar o navegador Chrome, pertencente ao gigante da tecnologia Google, por US$34,5 bilhões.
A oferta foi anunciada na terça-feira (12), antecipando-se a uma decisão esperada de um tribunal dos EUA sobre o monopólio do Google no mercado de motores de busca.
O Departamento de Justiça dos EUA processou o Google em 2020, alegando que a empresa violou as leis antitruste por meio de seu negócio de buscas online.
Artigos relacionados
Um tribunal distrital dos EUA decidiu no ano passado que o Google monopolizou ilegalmente o mercado de buscas e é aguardada uma nova decisão ainda este mês sobre como restaurar a competição.
A Perplexity afirma que sua “proposta foi projetada para satisfazer uma solução antitruste de alto interesse público, colocando o Chrome com um operador capaz e independente, focado na continuidade, abertura e proteção do consumidor”.
Embora a proposta seja ambiciosa, veículos de mídia dos EUA dizem que o Google ainda não demonstrou disposição para vender o navegador.
Perplexity em meio a um processo movido por jornal japonês
Três empresas do Yomiuri Shimbun entraram com uma ação legal contra a startup americana por alegado uso indevido de um grande número de artigos e imagens do jornal em um mecanismo de busca baseado em IA generativa, sem possuir permissão.
Esta é a primeira vez que uma grande empresa de mídia japonesa inicia um processo deste tipo, embora várias empresas relacionadas à inteligência artificial na Europa e nos Estados Unidos já tenham enfrentado ações legais por uso não autorizado de material protegido por direitos autorais gerado por IA.
Este caso pode abrir precedentes para discussões futuras sobre a interação entre tecnologia de IA e os direitos de propriedade intelectual.
Fonte: NHK







