
EUA mediam diálogo entre Ucrânia e Rússia, declara Trump (imagem ilustrativa/PM)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concluiu reuniões em Washington com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus, declarando que organizará um encontro entre os presidentes ucraniano e russo.
Trump anunciou nas redes sociais ao final dos encontros na Casa Branca: “Liguei para o presidente Putin e comecei a organizar um encontro, em local a ser determinado, entre ele e Zelensky”. Em seguida, eles participarão de uma reunião trilateral, adicionou.
Garantias de segurança para a Ucrânia
O presidente americano também comentou sobre as discussões com os líderes europeus e Zelensky: “Conversamos sobre garantias de segurança para a Ucrânia, que seriam proporcionadas por diversos países europeus, com coordenação dos Estados Unidos”.
Artigos relacionados
Essa foi a primeira visita de Zelensky ao Salão Oval desde seu encontro em fevereiro, que acabou em uma intensa discussão.
As reuniões de segunda-feira (18) aconteceram logo após a cúpula de Trump no Alasca com o presidente russo, Vladimir Putin, na sexta-feira (15). Pouco depois do encontro com Zelensky, líderes europeus se juntaram a eles.
Trump destacou as garantias de segurança no início do encontro mais amplo, afirmando que as nações europeias assumiriam um grande fardo, enquanto os EUA ajudariam a tornar a Ucrânia muito segura.
O presidente também afirmou que Putin concordou que a Rússia aceitaria as garantias de segurança. Zelensky enfatizou estar preparado para discutir todas as questões sensíveis, incluindo território.
Fonte: NHK







