
Alasca sedia cúpula EUA-Rússia sobre futuro da Ucrânia (YouTube/White House)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu seu homólogo russo, Vladimir Putin, para uma cúpula no estado do Alasca. Eles devem discutir maneiras de encerrar a guerra na Ucrânia.
É a primeira vez que um líder americano se senta com Putin desde o início da invasão. A cúpula está ocorrendo em Anchorage, em uma instalação militar americana chamada Base Conjunta Elmendorf-Richardson.
O encontro começou conforme programado, por volta das 11h30 no horário local.
Artigos relacionados
Trump está acompanhado pelo secretário de Estado Marco Rubio e pelo enviado especial Steve Witkoff.
Do lado russo, estão presentes o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, e o assessor presidencial, Yury Ushakov. Os líderes podem realizar uma conferência de imprensa conjunta mais tarde.
Trump disse aos repórteres antes de chegar que as conversas irão abordar trocas de território, mas enfatizou a importância de incluir a Ucrânia nas negociações.
Ele expressou confiança de que as conversas terão um desfecho “muito bom”, mas afirmou que, se não tiverem, irá “voltar para casa bem rápido”.
Putin informou seus principais oficiais antes de deixar a Rússia, afirmando que a administração Trump está fazendo “esforços sinceros” para terminar os combates. E ele sugeriu que também possam chegar a um acordo sobre armas nucleares.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, expressou preocupação sobre as negociações territoriais.
Ele publicou nas redes sociais que a reunião “deveria abrir um caminho real para uma paz justa e uma discussão substantiva.”
Zelensky também afirmou que ela deveria levar a uma reunião trilateral.
Fonte: NHK







