
Trump critica criminalidade em Washington apesar de dados positivos (imagem ilustrativa/PM)
O presidente Donald Trump, no domingo (10), sinalizou novamente que está intensificando seus planos para combater o crime em Washington D.C., mesmo com dados mostrando que as taxas de criminalidade na capital do país estão em declínio.
Ele também emitiu um aviso à população sem-teto da cidade. “Os sem-teto precisam se mudar, imediatamente. Vamos dar lugares para ficarem, mas longe da capital’, escreveu ele na Truth Social.
Os comentários de Trump surgem enquanto ele tem aumentado sua retórica sobre o combate ao crime no Distrito nos últimos dias, após um ex-membro do Departamento de Eficiência do Governo ter sido agredido em uma tentativa de roubo de carro.
Artigos relacionados
“Tudo vai acontecer muito rápido, assim como na fronteira”, escreveu Trump na Truth Social. “Passamos de milhões entrando, para zero nos últimos meses. Isso será mais fácil — estejam preparados”.
“Não haverá ‘senhor bonzinho’. Queremos nossa capital de volta“, afirmou ele.
No mês passado, Trump assinou uma ordem executiva que facilita para as cidades a remoção de pessoas sem-teto, atraindo críticas de defensores.
Comentários de Trump contradizem os dados do Departamento de Justiça
Os comentários de Trump sobre o crime em D.C. contradizem os dados do Departamento de Justiça que mostram que o crime violento na cidade, em 2024, estava no nível mais baixo em 30 anos, e homicídios, assaltos e roubos de carros armados têm todos diminuído.
A Casa Branca anunciou na semana passada um esforço de sete dias para combater o crime na cidade, incluindo um aumento da presença da aplicação da lei federal em todo o Distrito.
O Distrito tem sido um alvo frequente de Trump, inclusive durante seu primeiro mandato. Ainda assim, sua linguagem se tornou mais contundente nos últimos dias, provocando a ira da liderança democrata na cidade.
Fonte: CNBC







