
Trump aberto a encontros com Putin e Zelensky, diz Casa Branca (imagem ilustrativa/PM)
Relatos de múltiplas mídias sugerem que o presidente dos EUA, Donald Trump, planeja se reunir com seu homólogo russo, Vladimir Putin, já na próxima semana.
Segundo o The New York Times e outras fontes, o encontro também poderá incluir conversas com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, logo após a reunião com Putin.
Um porta-voz da Casa Branca informou à NHK que “os russos expressaram seu desejo de se reunir com o presidente Trump”, acrescentando que o presidente dos EUA está “aberto” a encontros com ambos, Putin e Zelensky. Contudo, o porta-voz não especificou quando esses encontros devem ocorrer.
Artigos relacionados
Na quarta-feira (6), na Casa Branca, ao responder sobre se Putin e Zelensky tinham concordado com uma cúpula, Trump afirmou: “Existe uma boa chance de que haverá uma reunião muito em breve”.
Ele destacou que ainda não foi decidido o local do encontro, mas mencionou haver uma “chance excelente” de se alcançar “o fim desse caminho”.
Além disso, Trump está exercendo pressão sobre Moscou para firmar um cessar-fogo com a Ucrânia, ameaçando implementar “tarifas secundárias” aos países que compram petróleo e outros bens russos se não houver um acordo.
Fonte: NHK







