
Fim do tabu? Empresas adotam absorventes como item básico no Japão (ilustrativa/banco de imagens)
A empresa por trás da popular marca de absorventes “Laurier” se associou a negócios que apoiam uma iniciativa para fornecer absorventes gratuitamente nos banheiros dos locais de trabalho.
O programa “Laurier in Workplace”, da Kao Corp., promove um movimento que se espalha pelo Japão para tratar os absorventes como itens básicos, semelhantes ao papel higiênico.
A segurança proporcionada pela disponibilidade natural desses produtos faz com que os locais de trabalho se tornem mais confortáveis para as mulheres.
Artigos relacionados
A Kao fornece uma caixa dedicada para armazenar os absorventes gratuitamente, enquanto as empresas participantes do projeto compram e reabastecem os produtos por conta própria.
Desde seu lançamento em 2022, a iniciativa foi adotada por mais de 430 empresas e organizações até o dia 18 de agosto.
A implementação simples do programa, onde as empresas precisam apenas colocar absorventes na caixa, supostamente contribuiu para sua popularidade.
O projeto começou em resposta ao feedback das mulheres trabalhadoras
Quando a Kao realizou pesquisas dentro e fora da empresa sobre desafios relacionados à menstruação, muitas mulheres compartilharam respostas como: “Tive problemas quando minha menstruação chegou inesperadamente e não tinha absorvente” e “Não conseguia encontrar tempo para trocá-lo durante o trabalho”, revelando que os problemas relacionados à menstruação no ambiente de trabalho eram mais comuns do que o esperado.
Um representante da Kao afirmou: “Como uma empresa que fabrica produtos menstruais, queríamos ajudar a criar um ambiente de trabalho onde as mulheres se sintam seguras, mesmo quando a menstruação chega inesperadamente”.
Fonte: Mainichi







