
NCAC alerta consumidores sobre golpes em compras nnline no Japão (ilustrativa/banco de imagens)
O Centro Nacional de Assuntos do Consumidor do Japão (NCAC) está emitindo um alerta sobre produtos inesperados recebidos para pagamento no ato da entrega (COD, Cash on Delivery).
Durante o ano fiscal de 2024, até março deste ano, o NCAC recebeu consultas e deu orientações em relação a problemas associados a serviços de entrega, como o pagamento por mercadorias que não foram encomendadas.
Ao todo, foram registrados um recorde de 14.013 casos, dos quais 66% originaram-se de anúncios online.
Artigos relacionados
No ano atual, 4.498 casos semelhantes já foram reportados ao centro até o final de junho, representando um aumento de aproximadamente três vezes em relação ao ano anterior.
Em um dos casos, uma mulher de 40 anos encontrou um par de tênis de luxo feitos de couro genuíno por cerca de ¥30 mil, que representava um desconto de 50%, em um site ao qual foi direcionada por um anúncio nas redes sociais e fez um pedido para pagamento no ato da entrega.
Após o pagamento, ela constatou que os tênis eram falsos, feitos de couro artificial, e procurou o centro para obter assistência sobre como conseguir um reembolso em abril.
Enquanto isso, um homem de 50 anos fez o pedido de uma lanterna dourada para pagamento no ato da entrega através de um site anunciado em um serviço de streaming de vídeo.
Contudo, foi entregue uma lanterna preta. Ele tentou ligar para o centro de substituição de produtos indicado na fatura, mas a linha estava sempre ocupada.
A empresa de entregas disse que não conhecia o endereço de origem. Ele finalmente pediu ajuda ao NCAC em maio.
De acordo com o centro de defesa do consumidor, o envolvimento de múltiplas empresas no pagamento de produtos no ato de entrega torna a substituição e compensação difíceis.
Recomendações dos especialistas para evitar problemas:
- Verificar se os contatos corretos estão disponíveis nos sites dos vendedores
- Pesquisar informações autênticas sobre os produtos nos sites oficiais antes de realizar compras
- Se sentir algo suspeito, mesmo que seja apenas um pouco, não faça a encomenda
Fonte: JT







