Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Brasileiro também teve que mostrar carteira para obter seikatsu hogo em Mie

| Sociedade

Brasileiro hospitalizado precisou abrir e espalhar as moedas que tinha em sua carteira, na frente de outros pacientes, para comprovar que necessitava do seikatsu hogo.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
brasileiro

Foto ilustrativa de homem mostrando sua carteira (PM)

“Pensei que, se recusasse, não poderia receber o auxílio”, disse um requerente brasileiro da assistência social na prefeitura da cidade de Suzuka (Mie), que teve que esvaziar sua carteira na frente do funcionário.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Um assunto que tem gerado polêmica na província de Mie, é o fato de o requerente do seikatsu hogo ou assistência social ter que abrir e mostrar tudo o que tem dentro da carteira, continua. 

Segundo o jornal Chunichi, além da cidade de Suzuka, pelo menos outras 18 cidades e vilas em 7 províncias da área central (Chubu) têm adotado o mesmo procedimento.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Um brasileiro de 53 anos, residente na cidade de Suzuka, teve que mostrar tudo o que tinha na sua carteira a pedido do funcionário do setor de seikatsu hogo, no outono do ano passado. 

Ele tem diabetes crônico e teve que ser internado em um hospital da cidade. 

“Pensei que, se recusasse, não poderia receber o seikatsu hogo por ser estrangeiro, então não tive escolha a não ser mostrar o conteúdo da minha carteira“, disse ele.

O requerente brasileiro foi atendido por um funcionário da prefeitura no hospital onde estava internado. Nessa ocasião, na sala de visitas onde outros pacientes circulam, teve que espalhar as moedas de sua carteira sobre uma mesa. 

Em relação ao requerente do seikatsu hogo, um funcionário da prefeitura de Suzuka explicou: “Pode haver excesso de fundos disponíveis, então precisamos analisar isso com precisão até o último iene“.

Fonte: Chunichi Shimbun


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo