
Declaração da China expressa preocupação com a expansão militar do Japão (imagem ilustrativa/PM)
Em uma declaração na quarta-feira (10), um porta-voz do Ministério da Defesa da China expressou séria preocupação com a rápida expansão militar do Japão, alertando sobre os erros do passado que não devem se repetir.
Em 29 de agosto, o Ministério da Defesa do Japão apresentou uma solicitação de orçamento de defesa sem precedentes, totalizando US$60,2 bilhões (¥8,8 trilhões) para o ano fiscal de 2026.
Além disso, o Japão pretende implantar uma versão melhorada do míssil guiado terra-navio Tipo-12 do GSDF em Kyushu, cuja cobertura abrange áreas costeiras da China.
Artigos relacionados
Durante uma conferência de imprensa, o porta-voz Jiang Bin declarou que o desenvolvimento militar japonês ultrapassou o necessário para a “defesa exclusiva”, incluindo armamento e equipamentos ofensivos.
Jiang questionou as intenções do Japão, enfatizando que tais ações geram preocupação entre nações amantes da paz ao redor do mundo.
Ele também relembrou que, há 80 anos, o militarismo japonês iniciou uma guerra de agressão, causando profundo sofrimento em toda a Ásia. Jiang destacou a determinação dos países da região em preservar a paz e prevenir o ressurgimento do militarismo japonês.
Fonte: CGTN







