Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Comer lámen três ou mais vezes por semana aumenta risco de mortalidade

| Sociedade

Estudo aponta que consumir lámen três ou mais vezes por semana pode elevar o risco de morte. A pesquisa, realizada em Yamagata, analisou dados de participantes de exames de saúde.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
lamen 31 ago 2025 destaque

Lámen: comer demais pode aumentar risco de morte, aponta pesquisa (imagem ilustrativa/PM)

Comer lámen três ou mais vezes por semana pode aumentar o risco de morte em aproximadamente 1,52 vez, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da província de Yamagata.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

De acordo com a pesquisa, Yamagata liderou o gasto anual com lámen no Japão por três anos consecutivos, conforme apontado pelo levantamento conjunto entre a Universidade de Yamagata e a Universidade de Ciências da Nutrição de Yamagata Prefectural Yonezawa.

Os pesquisadores avaliaram 6.725 pessoas da região, com 40 anos ou mais, que participaram de exames de saúde.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O estudo, que se baseou em dados de um “estudo de grupo de Yamagata” entre 2009 e 2023, categorizou os participantes em quatro turmas de acordo com a frequência de consumo de lámen: “menos de uma vez por mês”, “Uma a três vezes por mês’, “uma ou duas vezes por semana” e “três ou mais vezes por semana”.

Frequência de consumo de lámen e o risco de mortalidade

A análise dos resultados revelou uma correlação entre a frequência de consumo de lámen e o risco de mortalidade.

Aqueles que consumiam lámen “três ou mais vezes por semana” apresentaram um risco de mortalidade 1,52 vez maior em comparação ao grupo que consumia “uma ou duas vezes por semana”. No entanto, os resultados não foram considerados estatisticamente significativos o suficiente para definir tal consumo como um “perigo definitivo’.

Riscos aumentados de mortalidade podem estar associados a hábitos comuns

Os riscos aumentados de mortalidade podem estar associados a hábitos comuns entre os grandes consumidores de lámen, como ingestão excessiva de sal, consumo de álcool e fumo.

Análises adicionais mostraram riscos maiores entre homens, pessoas com menos de 70 anos, aquelas que ingerem mais da metade do caldo do lámen e pessoas que bebem com frequência.

O artigo da equipe de pesquisa foi publicado na edição de 4 de agosto do Journal of Nutrition, Health and Aging.

Fonte: Mainichi


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo