
ONU: Israel tem intenção genocida em Gaza (imagem ilustrativa/PM)
Uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) disse que Israel está cometendo genocídio contra palestinos em Gaza.
O painel é chamado de Comissão de Inquérito sobre o Território Palestino Ocupado, incluindo Jerusalém Oriental e Israel. Um relatório sobre suas descobertas foi divulgado na terça-feira (16).
Em uma coletiva de imprensa em Genebra, na Suíça, a presidente da comissão, Navi Pillay, disse, “O genocídio em curso em Gaza é um escândalo moral e emergência legal. Membros de estado devem agir agora”.
Artigos relacionados
“Não há necessidade de esperar que o Tribunal Internacional de Justiça declare-o como genocídio”, acrescentou ela.
O relatório cobre o período do início do conflito entre Israel e Hamas em 7 de outubro de 2023 a 31 de julho de 2025. A comissão diz que sua análise é baseada na “determinação de genocídio” sob a Convenção de Genocídio de 1948.
Relatório cita a morte de mais de 60 mil palestinos
Ela cita várias descobertas, incluindo a morte de mais de 60 mil palestinos. A comissão disse que as forças de segurança de Israel também pressionaram seu deslocamento e bloquearam ajuda essencial, comida e água.
A comissão conclui que autoridades de Israel e forças de segurança israelenses “cometeram e continuam a cometer” esses e outros “atos de genocídio”.
Ele também diz que “autoridades israelenses e forças de segurança israelenses tinham e continuam com a intenção genocida de destruir” os palestinos na Faixa de Gaza.
O relatório diz que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, instigou “a comissão de genocídio” em discursos e declarações.
O embaixador israelense da ONU em Genebra, Daniel Meron, condenou fortemente o relatório. “Israel rejeita categoricamente o discurso inflamado hoje por essa comissão de inquérito. Ele espalha a narrativa maliciosa, genocídio malicioso”, disse ele.
Fonte: NHK







