
Japão: disputa acirrada pela liderança do Partido Liberal Democrata (ilustrativa/banco de imagens)
A corrida pela liderança do partido governista do Japão, o Partido Liberal Democrata (PLD), teve início nesta segunda-feira (22), com cinco candidatos registrando suas candidaturas para a eleição marcada para 4 de outubro.
Os cinco candidatos, na ordem de registro, são: o ex-ministro de Segurança Econômica Takayuki Kobayashi, de 50 anos, o ex-secretário-geral do PLD, Toshimitsu Motegi, de 69, o secretário-chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi, de 64, a também ex-ministra de Segurança Econômica Sanae Takaichi, de 64, e o ministro da Agricultura Shinjiro Koizumi, de 44.
Com o PLD e seu parceiro de coalizão Komeito tendo perdido a maioria combinada nas duas câmaras do parlamento, as principais questões de campanha incluem como cooperar com partidos de oposição, visando expandir o quadro do governo de coalizão, além de políticas econômicas.
Artigos relacionados
Os candidatos devem realizar debates acalorados, apostando na revitalização do partido com base no resultado, com uma votação de segundo turno também sendo uma possibilidade.
A aceitação das candidaturas para a eleição, que decidirá o sucessor de Shigeru Ishiba, presidente cessante do PLD e primeiro-ministro japonês, começou às 10h desta segunda-feira na sede do partido.
Cada grupo apresentou os documentos exigidos, incluindo uma lista de 20 legisladores atuando como endossadores.
Fonte: NHK







