
Gastos com eletricidade impulsionam alta nas despesas no Japão (imagem ilustrativa/PM)
As despesas das famílias no Japão aumentaram em julho pelo terceiro mês consecutivo, em grande parte devido ao calor extremo que elevou as contas de eletricidade.
Segundo o Ministério de Assuntos Internos, o gasto médio por família de duas ou mais pessoas foi de ¥305.694 (US$2.060). Isso representa um aumento de 1,4% em termos reais em comparação ao ano anterior.
Os custos com eletricidade subiram 11% com o clima quente, que fez com que o uso de ar-condicionado fosse maior do que o habitual.
Artigos relacionados
Por outro lado, as despesas relacionadas a automóveis aumentaram 28,5% em relação ao ano anterior, quando os fabricantes de automóveis japoneses foram afetados por um escândalo de falsificação de dados.
No entanto, as despesas com alimentos diminuíram 1,8%, marcando queda pelo segundo mês consecutivo. O gasto com arroz caiu 20%, pois os preços em alta desencorajaram as compras ou levaram os consumidores a optar por itens de menor preço.
Funcionários do ministério disseram que, mesmo com o calor do verão levando a gastos maiores, as pessoas reduziram os gastos com alimentos e outros itens.
Fonte: NHK







