
Imagem ilustrativa
O Brasil e o Japão são dois países com fortes heranças culturais gastronômicas, ambos são ricos em sabores, texturas e ingredientes. Mas quando o assunto é a sobremesa, as diferenças se tornam mais marcantes. Por um lado temos sobremesas brasileiras com sabores intensos e marcantes, em contrapartida, os doces japoneses são voltados para o espectro mais suave e delicado do paladar.
Japão: tradição e equilíbrio
A culinária e a confeitaria japonesa estão intimamente ligadas às raízes culturais e rituais, muitas vezes centenários, que compõem o estilo de vida do Japão. A gastronomia japonesa, no quesito das sobremesas, valoriza bastante o equilíbrio, priorizando texturas leves e doçura sutil, a refeição deve ser agradável e sem exageros para evitar a sensação de “doce demais” e sim evidenciar a nobreza e individualidade de cada ingrediente, favorecendo as sutilezas. Ingredientes conhecidos na confeitaria japonesa são o feijão azuki, arroz, chá-verde e castanhas, ovos e doces à base de leite.
Entre os doces mais conhecidos podemos destacar o famoso mochi, um bolinho feito de arroz de textura elástica (os grãos são macerados até se transformarem em uma massa firme e elástica pronta para ser recheada) que é frequentemente recheado com pasta de feijão azuki doce, mas existem outras combinações, como recheados de chocolate, morangos e até sorvete.
Artigos relacionados
Outra iguaria famosa é o dorayaki, composto por duas panquecas macias recheadas, normalmente, com a pasta de feijão doce.
Além disso, a confeitaria japonesa preza muito pela apresentação estética dos doces, que são cuidadosamente pensados e produzidos, pois são encarados como obras de arte, é muito comum encontrar bolos cortados em ângulos perfeitos ou tortas com receitas tão bem distribuídos que parecem que foram retirados de uma pintura.
Brasil: intensidade e conforto
A culinária brasileira, por outro lado, foi fortemente influenciada pela gastronomia portuguesa, o que fez com que a base da confeitaria brasileira seja à base de leite, ovos e açúcar proveniente da cana-de-açúcar (afinal o Brasil é um dos maiores exportadores de açúcar do mundo), essa herança confere aos doces brasileiros sabores mais intensos e doces mais pesados ricos em açúcar.
No entanto, não podemos nos esquecer do fato do Brasil, em sua maioria, ser um país tropical e com abundância de frutas, como manga, maracujá, limão e coco, o que também confere abre um grande leque para sobremesas com mais frescor. Outra característica muito importante em ressaltar é a grande variedade de produtos cultivados no Brasil, como milho, amendoim, coco, mandioca, leite, etc. Esses ingredientes acabam integrando intensamente a culinária local, o que faz com que a gastronomia brasileira seja bastante variada.
O fato do Brasil ser um país amigável e caloroso com visitantes também se reflete em sua culinária, em geral, as sobremesas são fartas para deixar os convidados à vontade e muito bem alimentados. Dentre as sobremesas mais famosas do Brasil estão o pudim de chocolate, pudim de leite, arroz-doce, curau, canjica, bolos à base de milho e mandioca e cocadas.







