
Veículo totalmente danificado, no estacionamento mostra as marcas deixadas pela água (ANN)
Em relação à inundação grave causada pelas fortes chuvas de sexta-feira (12) na cidade de Yokkaichi (Mie), uma investigação do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT) constatou que um total de 274 carros ficaram submersos no estacionamento subterrâneo gigante, perto da estação de trem. As obras de drenagem do estacionamento foram praticamente concluídas e não há registro de feridos.
O Estacionamento Kusunoki é operado por uma empresa terceirizada e tem capacidade para mais de 500 carros. No entanto, as fortes chuvas recordes submergiram completamente o segundo subsolo. A água cobriu um pé-direito de 3,5 metros, e o primeiro subsolo ficou inundado a uma profundidade de 1,2 metro.
O MLIT usou caminhões-bomba e outros equipamentos para drenar a água do estacionamento no dia seguinte às fortes chuvas, concluindo os trabalhos no primeiro subsolo. Na terça-feira (16), foi concluído o trabalho de drenagem no segundo subsolo.
Artigos relacionados
As investigações até o momento confirmaram que a inundação causou danos graves a 274 carros, sendo 160 no primeiro subsolo e 114 no segundo subsolo.
Carros inundados e com danos, o que fazer

Veículos que estavam no estacionamento na cidade de Yokkaichi, totalmente danificados (NHK)
As oficinas mecânicas da cidade de Yokkaichi estão com dificuldades para atender à enxurrada de pedidos de reparo de veículos danificados.
De acordo com a filial de Mie da Federação Automobilística do Japão (JAF), os números preliminares do número de atendimentos devido às fortes chuvas totalizaram 362 até segunda-feira (15).
Yukiya Noro, que administra uma oficina mecânica, disse: “Muitas pessoas relatam que seus carros ficaram submersos e seus motores não pegam, ou que não estão em condições de dirigir. Acho que receberemos mais solicitações de reparo a partir de agora. Estou no mercado há 10 anos e esta é a primeira vez que vejo uma situação como esta.”
Seguro cobrirá os danos do carro?
A ANN entrevistou o advogado Takuo Akino sobre a cobertura do seguro.
Ele explicou que existem 2 tipos de seguro do carro: o obrigatório (jibaiseki) e o voluntário.
Para o dono do carro que tiver o seguro voluntário, a companhia seguradora cobrirá os danos. A indenização é fornecida até o valor da cobertura do seguro no momento da contratação.
Porém, se o dono do veículo tiver apenas o obrigatório, não terá cobertura, explicou o advogado.
De acordo com a Organização de Classificação de Seguros Não Vida do Japão, a cobertura de seguro de veículos está disponível para apenas 47,2% das pessoas, portanto, há uma chance de que muitas pessoas neste caso não recebam indenização.
Por outro lado, se houver problemas com a administração do estacionamento, também existe a opção de responsabilizá-los.
“Se a empresa de administração do estacionamento for considerada legalmente responsável, consideramos entrar com um pedido de indenização“, avaliou o advogado.
A reportagem da ANN conversou com Yasuo Sudo, Diretor Executivo da Dear Yokkaichi, a empresa que administra o estacionamento. “Havia dois funcionários de plantão no momento, mas quando uma chuva repentina começou a cair e a água começou a infiltrar-se nas instalações, eles não puderam tomar medidas, como levantar a barreira de água, e tiveram que evacuar.
Em uma emergência, a instalação é drenada usando uma bomba, mas a inundação repentina impediu que a bomba funcionasse corretamente”, explicou.
Fontes: NHK e ANN







