
Economia global surpreende e cresce mais que o esperado em 2025, impulsionada por investimentos em IA e gastos na China (ilustrativa/banco de imagens)
A economia mundial crescerá mais do que o previsto este ano após absorver o impacto das tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, mas seus efeitos completos ainda permanecem incertos, informou a OCDE na terça-feira (23).
Em junho, a organização com sede em Paris havia reduzido sua previsão de crescimento de 3,1% para 2,9%, alertando na época que as tarifas de Trump sufocariam a economia mundial.
No entanto, em uma atualização divulgada na terça-feira, a OCDE aumentou a projeção para 3,2%, afirmando que a economia “provou ser mais resiliente do que o esperado” no primeiro semestre de 2025.
Artigos relacionados
A OCDE destacou que o “carregamento antecipado” – empresas correndo para importar bens antes das tarifas de Trump – “foi uma importante fonte de apoio”.
Investimento em IA e gastos do governo na China
A economia também recebeu um impulso de investimentos relacionados à IA nos Estados Unidos e de gastos do governo na China.
O número atualizado ainda representa uma leve desaceleração em relação aos 3,3% de 2024.
“Os efeitos completos dos aumentos tarifários ainda precisam ser sentidos, com muitas mudanças ainda sendo implementadas ao longo do tempo e empresas inicialmente absorvendo alguns aumentos de tarifas nas margens (de lucro)”, afirmou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
“Mas estão se tornando cada vez mais visíveis nas escolhas de consumo, mercados de trabalho e preços para os consumidores”, destacou o relatório.
O crescimento mundial deve desacelerar para 2,9% em 2026 “à medida que o carregamento antecipado cessa e taxas tarifárias mais altas e uma política envolta em incertezas continuam a reprimir o investimento e o comércio”, observou a OCDE.
Fonte: JT







