
Kiyomizu-dera (Quioto) no outono (PM)
O Equinócio de Outono no Japão, chamado Shubun no Hi (秋分の日), um dos 9 feriados nacionais e este ano é comemorado em 23 de setembro.
Além de marcar a chegada do outono, o Shubun no Hi tem um profundo significado cultural e espiritual para os japoneses. É um dia para homenagear os ancestrais e lembrar aqueles que já faleceram.
A data marca o ponto em que o dia e a noite têm praticamente a mesma duração. A partir desse dia, no hemisfério norte, as noites se tornam mais longas que os dias.
Artigos relacionados
Este feriado está ligado à tradição budista higan, um período de sete dias que inclui três dias antes e três dias depois do equinócio. Durante esse período, as pessoas visitam os túmulos de seus familiares, rezam e fazem oferendas em respeito aos antepassados.
É uma época para a reflexão espiritual e para apreciar a natureza, que começa a mostrar as cores do outono (koyo). As paisagens se transformam com tons vibrantes de vermelho, laranja e amarelo.

Caminhada sobre o tapete das folhas coloridas (PM)
O outono para os japoneses marca a chegada de um clima mais ameno, após os cansativos dias de calor do verão. Também é uma estação voltada à prática dos esportes e exercícios, e ao apetite que volta ao normal.
Apetite de outono
No Japão existe uma expressão que descreve bem isso: shokuyoku no aki (食欲の秋). O apetite de outono, na tradução livre, é uma expressão usada para descrever a abundância de ingredientes sazonais disponíveis no outono e o aumento do apetite causado pelo clima mais frio.

Alimentos sazonais desta estação (PM)
As principais razões para esse aumento do apetite são as seguintes:
- Sabores sazonais abundantes: alimentos de outono, como arroz branco, saury, castanhas, batata-doce e cogumelos, estimulam o apetite
- Recuperação da fadiga do verão: o apetite, que foi reduzido pelo calor, retorna ao normal com a redução da temperatura
- Instinto de preparação para o inverno: assim como os animais têm o instinto de armazenar nutrientes em seus corpos em preparação para o inverno rigoroso, os humanos também têm o mesmo
- Aumento da taxa metabólica basal devido à queda de temperatura: à medida que a temperatura cai, a taxa metabólica basal aumenta para manter a temperatura corporal, aumentando o consumo de energia e fazendo a pessoa sentir fome
Ao desfrutar dos deliciosos sabores do outono, é preciso ter cuidado para não comer em excesso. É importante manter uma dieta balanceada e praticar exercícios moderados.
Fonte: Gabinete do Governo







