
Bancos japoneses buscam reduzir a carga de trabalho e otimizar recursos com fechamentos no horário de almoço (imagem ilustrativa/PM)
Bancos no Japão estão adotando cada vez mais o fechamento de suas agências durante o horário de almoço, com bancos regionais liderando esta iniciativa e até mesmo algumas grandes instituições financeiras encerrando suas atividades durante as refeições.
A medida visa manter as agências abertas em meio à crescente escassez de pessoal e à queda no tráfego de clientes.
O Mizuho Bank introduziu fechamentos ao meio-dia na segunda-feira (8) em três agências, Yamagata, Matsuyama e Yamaguchi, bem como em dois escritórios de agências especiais em ilhas remotas.
Artigos relacionados
De forma semelhante, o MUFG Bank tomou a mesma medida em quatro agências na região de Kyushu, no ano fiscal de 2024. A partir de 17 de novembro, mais três agências do MUFG implementarão a mudança em Mito e Tsuchiura (Ibaraki) e em Ube (Yamaguchi), com filiais em Ogaki (Gifu), e Gamagori, Shinshiro e Tahara (Aichi) fazendo o mesmo a partir de 25 de novembro.
Nas agências participantes, o serviço será interrompido por uma hora a partir das 11h30. Os clientes ainda poderão utilizar os caixas eletrônicos (ATMs).
Alteração nas regulamentações de 2016 permitiu que os horários fossem modificados
As agências bancárias funcionam das 9h às 15h, conforme a Lei Bancária. No entanto, uma alteração nas regulamentações de 2016 permitiu que os horários fossem modificados desde que não causassem inconveniência aos clientes.
O Iyo Bank (Ehime) foi pioneiro nos fechamentos ao meio-dia em 2017. Segundo a Associação de Bancos Regionais do Japão, cerca de 90% de seus 61 bancos membros já adotaram essa prática.
No contexto doméstico, os bancos reduziram suas agências na década de 2010 devido ao crescimento dos serviços bancários online e às taxas de juros persistentemente baixas.
A escassez de pessoal piorou à medida que muitos funcionários contratados durante a era da bolha se aposentaram. Atualmente, os bancos estão promovendo fechamentos ao meio-dia para reduzir a carga sobre o pessoal das agências e permitir que operem com menos trabalhadores.
Fonte: Japan News







