
Medida ambiental: Austrália do Sul elimina miniembalagens de shoyu (imagem ilustrativa/PM)
Recipientes de plástico de molho de soja em formato de peixinho, populares entre os consumidores de sushi para viagem, foram banidos em restaurantes do estado da Austrália do Sula partir da segunda-feira (1º). Essa medida visa combater o desperdício de plástico.
O estado, com uma população de 1,9 milhão, foi o primeiro na Austrália a proibir esse tipo de recipiente O governo da Austrália do Sul adiciona anualmente novos itens a sua lista de plásticos proibidos, tornando as medidas as mais abrangentes do país.
Podem ser confundidos com alimento pelas criaturas marinhas
Embora a proibição desses recipientes possa parecer excessivamente específica, funcionários afirmaram que essas embalagens eram especialmente prejudiciais ao meio ambiente e poderiam ser confundidas com alimento pelas criaturas marinhas quando chegavam ao oceano.
Artigos relacionados
De acordo com a vice-premiê da Austrália do Sul, Susan Close, esses recipientes pequenos são “facilmente derrubados, levados pelo vento ou levados para dentro de esgotos”.
“Mesmo quando colocados em lixeiras de reciclagem, são muito pequenos para serem capturados por máquinas de triagem e muitas vezes acabam em aterros ou como plástico disperso no meio ambiente”, disse ela.
Em vez disso, os restaurantes devem usar recipientes maiores, recipientes de condimentos recarregáveis ou alternativas descartáveis menos nocivas, como embalagens compressíveis ou compostáveis.
A proibição abrange recipientes em formato de peixe ou retangulares que tenham tampas, fechos ou rolhas e que contenham menos de 30ml.
Mais itens proibidos
Outros itens proibidos a partir de segunda-feira incluíram talheres ou canudos anexados a itens alimentares, como canudos embalados em plástico normalmente conectados a caixinhas de suco.
O movimento é a mais recente expansão das medidas de eliminação de plástico que começaram em 2009, quando a Austrália do Sul se tornou o primeiro estado a proibir sacolas plásticas de uso único.
Fonte: JT







