Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Estelionatários transformam contas bancárias de estrangeiros em ferramentas criminosas

| Sociedade

Operações de fraude no Japão exploram contas bancárias de estrangeiros, muitas vezes vendidas ilegalmente por ex-residentes. A polícia registra aumento nos casos e prejuízos bilionários.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
caderneta 5 set 2025 destaque

A polícia está atuando para educar estrangeiros sobre a ilegalidade do comércio de contas bancárias e para prevenir esses crimes (ilustrativa/banco de imagens)

Estelionatários no Japão estão transformando contas bancárias de estrangeiros em ferramentas criminosas à medida que as operações de “fraude especial” aumentam significativamente no país.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Muitos desses estelionatários compram contas bancárias de estrangeiros, especialmente de estudantes e estagiários técnicos que viveram temporariamente no Japão.

Na volta a seus países de origem, esses indivíduos vendem as contas para ganhar um dinheiro extra, prática que é ilegal e comumente utilizada para atividades criminosas.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Os prejuízos financeiros com essas fraudes podem ser devastadores para as vítimas

Em meados de julho, uma mulher, residente de Tóquio, recebeu uma ligação de um homem que se passava por policial e solicitou sua colaboração em uma investigação.

Alegando precisar “confirmar números de série de cédulas”, o homem instruiu a mulher a transferir dinheiro para uma conta bancária que parecia ser de um estrangeiro. A mulher transferiu um total de ¥4,3 milhões.

A polícia de Tóquio classificou o incidente como um caso de fraude especial e descobriu que a conta pertencia a um estrangeiro que não estava envolvido no crime.

As autoridades acreditam que o estrangeiro havia abandonado a conta e ela foi usada por um grupo especializado em fraudes para atividades criminosas.

Casos semelhantes têm aumentado rapidamente neste ano

De acordo com dados da força-tarefa de fraudes especiais da Polícia Metropolitana de Tóquio, entre janeiro e junho, foram registrados 2.163 casos de fraude especial, 625 a mais que no mesmo período do ano anterior.

Os fundos roubados foram transferidos para pelo menos 3.161 contas bancárias, das quais 357 estavam registradas em nome de estrangeiros, mais que o triplo dos 91 casos registrados no ano anterior.

Estas contas são frequentemente vendidas por dezenas de milhares de ienes em redes sociais.

A venda ou transferência de contas bancárias violam a Lei de Prevenção à Transferência de Produtos Criminosos

No entanto, muitos estrangeiros desconhecem a ilegalidade da comercialização de contas ou que elas são frequentemente usadas para fins criminosos, informou a Polícia Metropolitana.

A divisão internacional da polícia de Tóquio está empenhada em educar estrangeiros sobre a ilegalidade da venda de contas bancárias.

Além disso, a polícia está solicitando às escolas de idiomas japoneses e às comunidades estrangeiras que alertem a todos: “Nunca venda ou transfira sua conta em nenhuma circunstância”.

No ano passado, as perdas anuais de fraudes especiais em Tóquio chegaram a um recorde de aproximadamente ¥15,3 bilhões.

Só no primeiro semestre deste ano, esse número já ultrapassou 15 bilhões de ienes.

Fonte: AS


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo