
Da esq. p/ dir. Kobayashi, Motegi, Hayashi, Takaichi e Koizumi (NHK)
A ex-ministra da Segurança Econômica, Sanae Takaichi, deu início às suas atividades no dia do anúncio da eleição presidencial do PLD, às 10h30 de segunda-feira (22), com uma oração pela vitória no Santuário Hie, em Nagatacho, Tóquio. “Sinto-me verdadeiramente calma, feliz e apaixonada. Farei o meu melhor”, declarou na saída
Na eleição presidencial do Partido Liberal Democrata (PLD) do ano passado, apesar de ter superado o primeiro-ministro Shigeru Ishiba no primeiro turno, tanto entre membros do partido e apoiadores quanto entre membros da Dieta, foi derrotada no segundo, então está ansiosa para ser eleita. Desta vez, se prepara para mostrar um lado mais suave, incluindo aulas de maquiagem.
“Se Sanae Takaichi não se tornar primeira-ministra desta vez, o Japão não terá a oportunidade de ter uma primeira-ministra por décadas”, declarou uma parlamentar e apoiadora de sua candidatura.
Artigos relacionados
Candidata e o que pensa sobre os estrangeiros
Citando os atos violentos cometidos por turistas estrangeiros contra veados no Parque de Nara, em sua cidade natal, na província de Nara, ela dedicou bastante tempo a abordar questões relacionadas a estrangeiros. “Precisamos começar do zero e pensar em como podemos interagir com os estrangeiros de forma atenciosa”, e disse que vai pedir a melhoria do tratamento dos agentes de imigração e o aumento do seu número.
Outros 3 candidatos e suas visões sobre os estrangeiros
Muitos dos candidatos à presidência do PLD levantaram a questão das restrições à residência estrangeira como uma questão fundamental, pedindo medidas mais rigorosas contra estrangeiros que violam leis e regulamentos e fortalecendo a torre de controle do governo.
Dos 5 candidatos à presidência, quatro – o ex-Ministro da Segurança Econômica Takayuki Kobayashi, o ex-Secretário-Geral Toshimitsu Motegi, o ex-Ministro da Economia, Comércio e Indústria Sanae Takaichi e o Ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca Shinjiro Koizumi – defendem políticas relacionadas a restrições à residência estrangeira. Todos os quatro também mencionaram a questão em um discurso patrocinado pelo partido na segunda-feira.
Takayuki Kobayashi propôs um controle imigratório mais rigoroso e restrições à aquisição de terras e imóveis residenciais por estrangeiros, o que é importante para a segurança nacional. Em um discurso na segunda-feira, ele enfatizou: “A ansiedade está crescendo devido ao descumprimento das regras por alguns estrangeiros“.
Toshimitsu Motegi disse: “Quero tomar medidas rigorosas contra estrangeiros que não cumpram as regras“. Além do cumprimento rigoroso das leis e regulamentos, ele também defendeu a restrição da aquisição de terras por capital estrangeiro.
Em suas promessas de campanha presidencial, Junichiro Koizumi prometeu prevenir atividades ilegais, como a residência ilegal, e corrigir o uso inadequado de sistemas como o de seguro saúde. Ele também prometeu fortalecer a função de torre de controle do governo e formular um plano de ação até o final do ano.
Fontes: Sankei e Nikkei







