
Remessas de câmeras mirrorless crescem 22,5% em meio à crise digital (imagem ilustrativa/PM)
Os principais fabricantes japoneses de câmeras estão ampliando suas ofertas de modelos mirrorless, em resposta ao crescente interesse por funcionalidades avançadas como a assistência de inteligência artificial para fotografias.
Apesar da diminuição nas remessas globais de câmeras digitais, influenciada pelo aumento no uso de smartphones com câmeras integradas, as empresas estão procurando novas oportunidades de negócios em um momento em que a criação de conteúdo de alta qualidade é impulsionada pelas redes sociais.
De acordo com a Associação de Produtos de Câmeras e Imagens, as remessas globais de câmeras digitais pelos principais fabricantes japoneses totalizaram 8,49 milhões de unidades em 2024, bem menos do que os 121,46 milhões de unidades no pico de 2010.
Artigos relacionados
No entanto, as câmeras mirrorless estão ajudando a aumentar os números, com um crescimento de 22,5% nas remessas globais nos primeiros seis meses de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, as câmeras reflex de lente única (SLRs) caíram 21,5%.
Ao contrário das SLRs que utilizam um sistema de espelho e prisma para permitir que o fotógrafo veja através da lente, as câmeras mirrorless mostram a imagem através de um visor eletrônico e tendem a ser menores e mais leves.
O impulso para maior funcionalidade, contudo, elevou o preço médio unitário das câmeras digitais mais de seis vezes nos últimos 12 anos, de ¥10 mil em 2012 para ¥97,1 mil em 2024.







