
Imagem ilustrativa de uma criança tapando o nariz (PM)
Uma pesquisa realizada por um time de cientistas de duas importantes associações japonesas, a Sociedade Japonesa de Medicina Ambiental Clínica e a Sociedade Japonesa de Ciências do Ambiente Interno, revelou que cerca de 8% das crianças japonesas em idade escolar estão sofrendo de problemas de saúde devido a fragrâncias artificiais encontradas em produtos cotidianos, como amaciantes e detergentes sintéticos.
Segundo os resultados, este fenômeno, conhecido como “poluição por fragrância”, afeta aproximadamente 856 dos 10 mil alunos pesquisados, com sintomas predominantes de náuseas e dores de cabeça.
O levantamento cobriu crianças de nove diferentes províncias do Japão, abrangendo diversas faixas etárias.
Artigos relacionados
A tendência observada foi de um aumento dos casos com a idade: 2,1% das crianças em idade pré-escolar, 8,9% das crianças em idade escolar primária e 12,9% dos adolescentes relataram ter passado pela experiência.
O espaço escolar foi identificado como o ambiente mais comum para a ocorrência destes sintomas, inclusive sendo citado como fator de motivação para crianças evitarem ir à escola.

Pesquisador japonês (NHK)
O professor associado Masanobu Nagayoshi, da Universidade de Enfermagem de Niigata, ressaltou a importância dos resultados, promovendo maior conscientização sobre a “poluição por fragrância”.
Ele declarou que espera que as pessoas passem a considerar este assunto como um problema pessoal, ampliando diálogos e buscas por soluções.
O que são fragrâncias artificiais e as diferenças com as naturais

Mulher cheirando uma toalha lavada em casa (PM)
As fragrâncias artificiais são compostos químicos, criados através de processos de síntese em laboratório, que imitam aromas naturais sem a utilização da matéria-prima original, como frutas ou flores.
São frequentemente usadas na indústria alimentícia, de cosméticos e perfumaria para dar um aroma consistente, padronizado e mais acessível aos produtos.
Diferença entre fragrâncias natural e artificial
- Aromas naturais: são substâncias obtidas a partir de matéria-prima de origem animal, vegetal ou microbiana, por métodos físicos, microbiológicos ou enzimáticos.
- Fragrâncias artificiais: são compostos químicos criados em laboratório, que não utilizam a matéria-prima original como base para a sua produção.
Fonte: NHK







