Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Inteligência artificial vai liderar partido político no Japão

| Política

Partido japonês nomeia IA como líder após renúncia do fundador, que deixou o cargo devido a resultados eleitorais ruins. A IA focará na distribuição de recursos.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
ia 17 set 2025 destaque

O Partido Caminho para o Renascimento elegeu uma IA como líder após resultados eleitorais fracos e a saída do fundado (imagem ilustrativa/PM)

Um partido político japonês emergente anunciou na terça-feira (16) que nomeará uma inteligência artificial como líder após a renúncia de seu fundador rebelde, que ocorreu após um desempenho desastroso nas eleições recentes.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O Partido Caminho para o Renascimento, fundado em janeiro por Shinji Ishimaru, ex-prefeito de uma pequena cidade no oeste do Japão, não possui uma plataforma política definida, e seus membros têm liberdade para estabelecer suas próprias agendas.

Ishimaru surpreendeu ao ficar em segundo lugar na eleição para governador de Tóquio em 2024, graças a uma campanha online bem-sucedida, mas ele abandonou o partido depois que não conseguiu conquistar assentos nas eleições da câmara alta deste ano.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Koki Okumura, um estudante de doutorado em pesquisa de IA que se descreveu como assistente do novo líder, anunciou em uma coletiva de imprensa: “O novo líder será a IA”.

Os detalhes sobre a IA ainda não foram decididos, incluindo quando e como será implementada, explicou o estudante de 25 anos da Universidade de Quioto, que será nominalmente o líder do partido.

Segundo Okumura, que recentemente venceu uma competição interna para assumir o cargo de Ishimaru, a IA não ditará as atividades políticas dos membros do partido, mas se concentrará em decisões como a distribuição de recursos entre eles.

Apesar de chamar a atenção da mídia, o Caminho para o Renascimento tem enfrentado dificuldades para conquistar assentos. Todos os seus 42 candidatos foram derrotados na eleição da assembleia de Tóquio em junho, assim como os 10 candidatos das eleições para a câmara alta em julho.

Fonte: JT


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo