Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Intoxicação alimentar pela merenda escolar causa alergia em 100 alunos

| Sociedade

Cerca de uma centena de alunos apresentaram sintomas de alergia causados por intoxicação alimentar depois de terem comido um peixe servido no almoço.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão

Bandeja da merenda tinha uma fatia de peixe (FNN)

Na terça-feira (16), foi divulgado que um surto de intoxicação alimentar relacionada à histamina ocorreu em uma escola na cidade de Nanto (Toyama).

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Aproximadamente 100 alunos, de 6 escolas do primário e do ginásio, que consumiram a merenda escolar fornecida em 11 de setembro apresentaram sintomas de alergia, incluindo lábios inchados e erupções cutâneas. Ninguém precisou de internação e todos estão se recuperando, segundo a informação.  

De acordo com uma investigação do Centro de Saúde Pública de Tonami (Toyama), altos níveis de histamina foram detectados no peixe “fukuragi” servido na merenda escolar.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Esse tipo de intoxicação alimentar ocorre quando o aminoácido histidina, encontrado em peixes de carne vermelha como o atum e o amberjack japonês (ou rabo amarelo), se converte em histamina devido ao controle inadequado da temperatura.

histamina do peixe da merenda causa alergia nos 100 alunos destaque 1

Peixe chamado ‘buri’ em japonês (Wikimedia)

Com esse caso de intoxicação alimentar, o governo da província de Toyama recomendou aos consumidores que refrigerem o peixe em vez de deixá-lo em temperatura ambiente, removam as guelras e os órgãos internos o mais rápido possível e evite consumi-lo se perdeu o frescor.

O governo de Toyama está investigando a rota de obtenção desses peixes.

O peixe “fukuragi” é o amberjack japonês ainda não completamente desenvolvido, de 7 a 8 meses de idade, que pesa entre 500 gramas e um quilo. Na província de Toyama, se trata da mesma espécie, mas durante seu processo de crescimento levam nomes na seguinte ordem: “kozukura”, “fukuragi”, “gando” e “buri”. Esse último é o amberjack japonês de tamanho “adulto”. 

Fontes: FNN e ANN


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo