
Koizumi busca se tornar o próximo primeiro-ministro do Japão e propõe mudar o foco da política econômica (Wikimedia Commons)
Shinjiro Koizumi, que está lançando sua candidatura para se tornar o próximo primeiro-ministro do Japão, prometeu no sábado (20) focar em revitalizar a economia por meio do aumento de salários e produtividade para combater os preços em ascensão.
Koizumi, visto como um dos principais candidatos na corrida pela liderança do Partido Liberal Democrático (PLD), afirmou que o Japão deve mudar o foco de sua política econômica, de combater a deflação para uma abordagem mais adequada a uma era de inflação.
“A economia do Japão está em uma fase de transição de deflação para inflação”, disse Koizumi em uma coletiva de imprensa ao anunciar sua candidatura para presidência do Partido Liberal Democrático.
Artigos relacionados
“Devemos acelerar o crescimento salarial a um ritmo superior à inflação, para que o consumo se torne um motor de crescimento”, acrescentou Koizumi, ressaltando que a economia seria sua prioridade política.
Em relação à política monetária, Koizumi disse esperar que o Banco do Japão trabalhasse em sintonia com o governo para alcançar preços estáveis e um sólido crescimento econômico.
Koizumi e a veterana e defensora de políticas fiscais mais liberais, Sanae Takaichi, são vistos como os principais concorrentes na disputa do partido no dia 4 de outubro, após a decisão do primeiro-ministro Shigeru Ishiba de renunciar.
O (a) próximo (a) líder do PLD provavelmente se tornará primeiro-ministro (a), já que o partido é de longe o maior na câmara baixa do parlamento, embora tenha perdido suas maiorias em ambas as casas sob Ishiba, portanto, o caminho não é garantido.
Fonte: JT







