Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Mais um ataque de ódio nos EUA em igreja: atirador fere 10, mata um e causa incêndio devastador

| Notícias do Mundo

As autoridades afirmam que um atirador invadiu a igreja com um veículo durante um grande culto, começou a atirar e, em seguida, intencionalmente ateou fogo, que se transformou em um grande incêndio.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
igreja

Após ataque a fuzil, atirador incendeia a igreja (Constance Deming/ABC News)

Durante um culto lotado na manhã de domingo (28), horário local, ocorreu mais um ataque de ódio na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Grand Blanc, Michigan, Estados Unidos: um tiroteio deixou várias pessoas feridas. Segundo a polícia, pelo menos 10 fiéis foram baleados, incluindo uma vítima fatal. Outras duas pessoas estão em estado crítico. O atirador, um homem de 40 anos, foi morto após confronto com a polícia.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O chefe de polícia de Grand Blanc, William Renye, explicou em uma coletiva de imprensa que o suspeito, cujo nome não foi divulgado, ateou fogo deliberadamente à igreja após dirigir um veículo até a porta da frente e iniciar os disparos. Mais de 100 pessoas estavam presentes no culto às 10h25 quando o ataque começou.

“Acreditamos que encontraremos mais vítimas assim que a cena estiver assegurada”, afirmou Renye. A resposta rápida do Bureau de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) e do FBI foi crucial no trabalho de controle do incêndio e segurança do local.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O incêndio evoluiu para um alarme de cinco toques, causando um colapso parcial da estrutura antes de ser controlado por volta das 13h. Investigações estão em andamento para determinar o motivo do ataque e se houve ameaças à igreja nas últimas semanas. O contexto da morte de Russell M. Nelson, presidente da igreja, no dia anterior, também está sendo analisado.

Após ser informado da situação, o Presidente Donald Trump declarou nas redes sociais que aparenta ser mais um ataque direcionado aos cristãos nos EUA e que “esta epidemia de violência deve acabar imediatamente” . O FBI está liderando a investigação, enquanto o Vice-presidente JD Vance e a Procuradora Geral Pam Bondi destacaram a gravidade dos acontecimentos.

A governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, manifestou solidariedade à comunidade e destacou a bravura dos primeiros socorristas. O porta-voz da igreja, Doug Anderson, expressou agradecimento pelas preces e preocupações internacionais, enquanto especialistas alertam sobre o aumento da violência em instituições religiosas nos EUA.

Mais de 300 ataques a tiros este ano, incluindo igrejas

Até a tarde de domingo, houve pelo menos 324 tiroteios em massa neste ano, de acordo com o Gun Violence Archive, que, assim como a CNN, define um tiroteio em massa como aquele em que quatro ou mais pessoas – sem contar o atirador – são baleadas.

O ataque de domingo à igreja em Michigan ocorreu após outro tiroteio em massa menos de 24 horas antes: durante a noite, um atirador abriu fogo contra um bar à beira-mar em Southport, Carolina do Norte, matando três pessoas e ferindo pelo menos outras oito.

Veja o que publicou a Casa Branca.

Fontes: ABC News e CNN


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo