Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Médica de 100 anos no Japão ainda atende pacientes e não quer se aposentar

| Sociedade

Aos 100 anos, médica da província de Wakayama continua atendendo pacientes três vezes por semana. A centenária atua em hospital fundado em 1909, mantendo-se ativa e atualizada.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
medica centenaria 22 set 2025 destaque

Médica centenária continua a exercer a profissão no Japão (imagem ilustrativa/PM)

Uma médica de 100 anos da província de Wakayama continua a exercer sua profissão para apoiar a saúde dos moradores locais.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

A Dra. Teru Kasamatsu, do Hospital Kasamatsu em Kainan, atende pacientes três dias por semana. No hospital, à beira da Baía de Wakayama, Kasamatsu, vestida com um jaleco branco, fala com os pacientes com um sorriso gentil enquanto verifica seus prontuários médicos.

“Sua pressão arterial está um pouco alta”, ela disse a um paciente. “Por favor, traga seu livro de registros de medicação na próxima vez que vier.” O hospital foi fundado em 1909, e a Dra. Kasamatsu tem examinado e tratado os moradores como médica há quase 80 anos.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

“Ouvir o que o paciente tem a dizer”

“A melhor coisa a fazer é ouvir o que o paciente quer dizer”, comentou. Agora, seu segundo filho, o Dr. Satoshi, de 68 anos, é o diretor do hospital, enquanto sua esposa, Hitomi, de 61, chefia o departamento de enfermagem. Ambos confiam muito na Dra. Kasamatsu.

De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, no final de 2022, aproximadamente 340 mil médicos relataram sua situação ao governo. Desses médicos, 86 tinham 98 anos ou mais.

Como se tornou médica

A Dra. Kasamatsu nasceu em 1925, no que é agora Kinokawa (Wakayama), sendo a mais jovem de cinco irmãos. Ela escolheu se tornar médica porque a guerra se intensificava enquanto ela ainda frequentava uma escola secundária feminina. Vendo muitas mulheres perderem seus maridos na guerra, seu pai recomendou que ela aprendesse a se sustentar, explicou Dra. Kasamatsu.

Ela estudou intensamente e se formou como médica em 1948. Ela se casou com Dr. Shigeru, um cirurgião ortopédico, aos 24 anos. Quando Dr. Shigeru assumiu o Hospital Kasamatsu de seu pai, ela começou a trabalhar no hospital junto com seu marido.

O casal administrou o hospital juntos enquanto criavam três filhos. Ela comentou que, às vezes, atendia 120 pacientes por dia. Como o hospital costumava aceitar pacientes de emergência, não era incomum ela passar noites em claro atendendo a operações cirúrgicas.

Apesar de seus dias ocupados e agitados, ela continuou a trabalhar com energia, mesmo sendo hospitalizada uma vez para tratamento de câncer. Ela afirmou que o segredo para sua longevidade e saúde está em sua dieta.

Sem intenção de se aposentar

O Dr. Shigeru faleceu em 2012 aos 91 anos, e atualmente a Dra. Kasamatsu mora sozinha em sua casa, ao lado do hospital. Mesmo aos 100 anos, ela ainda caminha sem bengala e recebe apoio daqueles ao seu redor. No entanto, ela permanece saudável tanto física quanto mentalmente.

Sua rotina diária inclui resolver quebra-cabeças numéricos, que ela diz ser uma forma de prevenir a demência. Ela passa de uma a duas horas todos os dias resolvendo-os para manter a mente ativa.

Ela também tenta atualizar seus conhecimentos médicos lendo materiais de associações médicas sempre que possível e não tem intenção de se aposentar tão cedo.

Fonte: Straits Times


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo