Arquivo da JNN
Conhecido por inúmeros sucessos como “Itako Kasa” e “Itsumo Yume wo”, o cantor Yukio Hashi (橋幸夫 ou Hashi Yukio), um nome importante na indústria musical japonesa, faleceu na quinta-feira (4), informou a agência na noite de sexta-feira (5).
A causa da morte foi pneumonia, em um hospital em Tóquio, aos 82 anos. Mas, a agência que o representava tinha anunciado em 1.º deste mês que o cantor sofria de Alzheimer.
Um dos ícones do enka, nasceu em Tóquio e foi lançado como cantor aos 17 anos com a música Itakogasa (潮来笠), em 1960, depois de ter sido aprovado em uma audição realizada por uma gravadora quando era estudante colegial.
Artigos relacionados
A música foi um grande sucesso, rendendo o prêmio Artista Revelação no Japan Record Awards. Além disso, participou do Kohaku Utagassen da NHK e sua popularidade disparou.
Foi discípulo do renomado compositor do período pós-guerra, Tadashi Yoshida, resultando em inúmeros sucessos como Itsudemo Yume wo (いつでも夢を) em dueto com Sayuri Yoshinaga e Koi no Mexican Rock (恋のメキシカン・ロック).
Junto com Kazuo Funaki e Teruhiko Saigo, que estrearam na mesma época, ele se tornou conhecido como um dos Três Grandes da indústria musical japonesa, ganhando grande popularidade.
Arquivo da NHK, de 2017
Yukio Hashi foi sucesso por décadas e participou 19 vezes do Kohaku Utagassen da NHK. Também atuou em um drama da mesma emissora estatal, interpretando a si mesmo em Amachan. Além disso, foi ator em 36 filmes.
Em 3 de maio de 2023, ele anunciou sua retirada do meio artístico. No entanto, devido ao apoio dos fãs e às palestras, ele desistiu de se aposentar e voltou a cantar em abril de 2024. Também recrutou cantores para continuar as suas músicas e estreou um grupo musical “Nidaime Hashi Yukio yH2”, mostrando que sua paixão por cantar nunca desapareceu.
Assim que a morte de Yukio Hashi foi anunciada, diversos cantores, como Sayuri Yoshinaga, Hiroshi Itsuki e outros, e fãs, lamentaram e expressaram profunda tristeza.
Relembre um dos grandes sucessos de Yukio Hashi em dueto com Sayuri Yoshinaga.
Fontes: NHK e JNN







