
Nissan testa direção autônoma em Tóquio com tecnologia Wayve (imagem ilustrativa/PM)
A montadora japonesa Nissan está desenvolvendo veículos com tecnologia de direção autônoma, à medida que busca reverter a situação de suas operações automotivas em dificuldades.
Em uma demonstração recente da tecnologia desenvolvida pela empresa britânica Wayve, um sedã Nissan Ariya foi equipado com 11 câmeras, cinco radares e um sensor de última geração chamado LiDAR, e demonstrou sua habilidade percorrendo o centro de Tóquio, freando para semáforos vermelhos, pedestres e outros carros em cruzamentos.
Prevista para estar disponível em 2027, a Nissan ainda não divulgou os modelos ou outros detalhes específicos sobre a tecnologia.
Artigos relacionados
Esse já é um campo bastante competitivo
O mercado de carros autônomos está estimado para atingir US$2 trilhões até 2030, de acordo com o pesquisador de mercado IndustryARC, embalado pelos avanços em inteligência artificial, tecnologias de sensores e capacidades de processamento de dados.
A investida da Nissan acontece em um momento em que o mercado automotivo japonês enfrenta sérios desafios devido às tarifas do presidente Donald Trump.
A Nissan, em particular, está enfrentando dificuldades, tendo cortado empregos e nomeado um novo diretor-presidente, Ivan Espinosa, para tentar uma reviravolta.
A fabricante do compacto March, dos carros elétricos Leaf e da marca de luxo Infiniti registrou prejuízos no período de abril a junho, após um ano fiscal no vermelho.







