
Barras de mil gramas do metal precioso (PM)
O ouro tem sido um ativo considerado seguro nos últimos meses e, na Bolsa de Osaka, o valor chegou a 17.298 ienes por grama na manhã de segunda-feira (8), batendo uma nova máxima intradiária, ou seja, no contexto financeiro para descrever negociações, dentro de uma única sessão durante o mesmo dia.
Além disso, o preço de varejo do ouro anunciado pela Tanaka Kikinzoku Kogyo, grande empresa de metais preciosos, no mesmo dia, foi de 18.915 ienes por grama, estabelecendo também um novo recorde para dois dias consecutivos de negociação.
Os preços do ouro têm apresentado tendência de alta recentemente, com os investidores vendendo dólares e comprando esse metal precioso, em meio às especulações de que o Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos possa cortar as taxas de juros este mês.
Artigos relacionados
“A divulgação das estatísticas de emprego nos Estados Unidos no último fim de semana reforçou as expectativas de que o Fed cortará as taxas de juros em sua reunião deste mês, pressionando os preços do ouro para cima.
No Japão, com o anúncio da renúncia do primeiro-ministro Ishiba, gerou um pouco de preocupação com a incerteza política no futuro, assim os investidores estão comprando ouro, considerado um ativo seguro”, avaliou um analista de mercado em entrevista para a NHK.
Comparativos do valor do ouro em 1990 e em 2024
Para se ter uma ideia da variação do preço por grama desse metal precioso, em 1990, quando começaram a chegar os primeiros brasileiros no Japão, o valor médio ficava na casa dos 1,9 mil ienes. Assim, a valorização nesses 35 anos foi de 10 vezes mais, ou 1.000%.
Em um ano, o ouro valorizou quase 40% no Japão, pois em 1º de outubro de 2024 sua cotação foi de 13.470 ienes.
Fontes: FNN, NHK e Tanaka Kinzoku







