
A distribuição ocorreu devido a uma falha na gestão de estoque do fornecedor, segundo autoridades locais (imagem ilustrativa/PM)
Aproximadamente 120 pães, que venceram há cerca de três meses, foram servidos inadvertidamente em 10 de setembro em duas escolas de ensino médio na cidade de Usa (Oita), conforme anunciaram as autoridades locais de educação.
O Conselho de Educação Municipal de Usa comunicou que a distribuição dos pães vencidos ocorreu devido a uma má gestão de estoque pelo produtor, acrescentando que nenhum dano à saúde foi confirmado até o momento.
De acordo com o conselho educacional, o pão vencido, denominado “Maarui-pan”, foi fabricado por um fornecedor da cidade.
Artigos relacionados
O centro de refeições escolares de Usa distribuiu os pães para os alunos do primeiro ao terceiro ano na Escola de Ensino Médio Hokubu e para os estudantes do terceiro ano na Escola de Ensino Médio Seibu.
Em 3 de setembro, 73 caixas contendo os pães e outros itens de panificação similares foram entregues ao centro de refeições escolares, sendo que duas dessas caixas incluíam o alimento com a data de validade até 5 de junho.
O fabricante aparentemente manteve os pães vencidos junto com aqueles dentro do prazo no mesmo depósito, e nem o fornecedor que proporcionou os pães para o centro de refeições, nem o centro, perceberam a expiração.
Embora testes realizados pelo fabricante não tenham detectado bactérias nos pães fora de validade, o governo municipal planeja solicitar que o centro público de saúde local realize um teste independente nos alimentos.
“Pedimos desculpas por causar ansiedade. Nos esforçaremos para tomar medidas que evitem a recorrência”, comentou o conselho de educação da cidade.
Fonte: Mainichi







