
Foto ilustrativa (PM)
A imprensa japonesa descobriu que os requerentes do programa de assistência social chamado de seikatsu hogo em japonês, precisam esvaziar suas carteiras dentro de uma caixa, até a última moeda, para que fossem verificados o valor total, no guichê do atendimento da Prefeitura da Cidade de Suzuka (Mie).
Esse caso veio à tona no sábado (30) e, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão (MHLW), embora os requerentes sejam obrigados a declarar seus bens e rendas quando se candidatam, não há regulamentação que exija a verificação de suas carteiras. As prefeituras vizinhas da província não verificam as carteiras.
De acordo com a prefeitura da cidade, todos os requerentes do seikatsu hogo são obrigados a esvaziar todo o dinheiro, incluindo moedas, de suas carteiras em uma caixa fornecida no balcão, juntamente com suas economias registradas, cadernetas bancárias e documentos de identidade. Essa prática existe há pelo menos 5 anos.
Artigos relacionados
De acordo com o MHLW, as economias e outros valores mantidos pelos requerentes no momento da solicitação de benefícios sociais são chamados de fundos disponíveis, e se eles excederem 50% de suas despesas mensais mínimas de subsistência, como aluguel e serviços públicos, serão deduzidos do pagamento inicial do benefício.
Em relação ao requerente do seikatsu hogo, um funcionário da prefeitura de Suzuka explicou: “Pode haver excesso de fundos disponíveis, então precisamos analisar isso com precisão até o último iene“.
Fontes: Sankei e Chunichi







