
O Japão enfrenta o envelhecimento populacional, com quase 30% de sua população com 65 anos ou mais (imagem ilustrativa/PM)
A população estimada de pessoas com 65 anos ou mais no Japão era de 36,19 milhões até o dia 8 de setembro, uma redução de 50 mil em relação ao ano anterior, segundo informou o Ministério do Interior no domingo (14).
O relatório, divulgado antes do Dia de Respeito aos Idosos na segunda-feira (15), feriado nacional, representa a primeira diminuição em dois anos, mas ainda corresponde a um recorde de 29,4% da população total do país, um aumento de 0,1 ponto percentual.
De acordo com o ministério, a redução da população idosa é atribuída a fatores como o número de mortes entre aqueles com 65 anos ou mais superando o número de pessoas que atingem essa idade.
Artigos relacionados
Mais idosos homens do que mulheres
Estima-se que o número de idosos do sexo masculino chegue a 15,68 milhões, compondo 26,2% da população masculina total, enquanto o número estimado de mulheres idosas é de 20,51 milhões, representando 32,4% da população feminina total.
A proporção de pessoas com 65 anos ou mais na população total está aumentando a cada ano.
De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Pesquisa de População e Segurança Social, essa proporção deve chegar a 34,8% em 2040, quando os segundos baby boomers do país, ou aqueles nascidos entre 1971 e 1974, completarão 65 anos ou mais.
Fonte: Nippon







