
Incitação à violência contra brasileiros gera onda de indignação (ilustrativa/banco de imagens)
Um vídeo publicado nas redes sociais gerou uma onda de indignação na comunidade brasileira em Portugal, estimada em cerca de 550 mil pessoas.
Nas imagens, um homem português promete pagar €500 a quem lhe trouxesse a “cabeça de um brasileiro”, em um discurso violento e xenofóbico que logo se espalhou.
O discurso carregado de ódio foi interpretado por líderes sociais como um incentivo à violência contra imigrantes, especialmente brasileiros, que constituem a maior comunidade estrangeira no país europeu.
Artigos relacionados
Diante da pressão popular, a padaria onde o autor do vídeo trabalhava anunciou sua demissão, enfatizando que não apoia práticas racistas ou discriminatórias.
Demissão e pressão pública
A reação foi tão intensa que o empregador do acusado decidiu demiti-lo imediatamente. Em comunicado, a padaria afirmou: “Queremos deixar claro que a pessoa envolvida no vídeo não faz mais parte da nossa equipe. Não aceitamos ou apoiamos qualquer forma de racismo”.
A decisão foi elogiada por organizações de direitos humanos, que consideraram a medida necessária diante da gravidade da situação.
Mesmo assim, brasileiros vivendo em Portugal demandam ação firme do Ministério Público, com a abertura de uma investigação para determinar o crime de incitação à violência e discriminação.
Fonte: CPG







