
Japão se prepara para o outono com previsão de cores nas folhas. Nas imagens acima podemos ver o Komagatake Ropeway em Kanagawa (sup. à esq.), parque em Tóquio (centro) e Ryuzu Waterfall em Tochigi (inf. à dir.)
Com o calor do verão ainda persistente, a previsão é de que o outono chegue mais tarde este ano no Japão.
Em 2 de setembro, a Corporação Meteorológica do Japão divulgou a primeira edição de 2025 de sua previsão oficial para as folhas de outono, que abrange desde Hokkaido até Kagoshima.
A previsão detalha os dois tipos de koyo mais populares: as folhas vermelhas do momiji e as folhas amarelas do ginkgo.
Artigos relacionados
Previsão das folhas vermelhas
As folhas vermelhas de momiji em Hokkaido serão as primeiras a mudar de cor, com previsão para Sapporo em torno de 7 de novembro — cerca de dez dias mais tarde do que o habitual. O melhor momento para ver momiji em Nagoia (Aichi) é 23 de novembro, e em Kanazawa (Ishikawa) deve ser 30 de novembro.
Em Tóquio, espera-se que as folhas fiquem vermelhas por volta de 30 de novembro.
Osaka não verá a folhagem brilhar até o início de dezembro, com previsão para 4 de dezembro. Para Quioto, as folhas ficarão vermelhas ainda mais tarde, em 12 de dezembro.
Mais ao sul, as folhas em Fukuoka começarão a ficar coloridas em torno de 9 de dezembro, enquanto a data para Kagoshima é 12 de dezembro.

Previsão das folhas amarelas
Para as folhas amarelas do ginkgo, a previsão é de que mudem em torno da mesma época de sempre, sendo que a data projetada em Sapporo é 6 de novembro.
De forma semelhante, as folhas em Aomori (província homônima) estarão em seu melhor em 6 de novembro. Para Kanazawa, você deve estar na área por volta de 11 de novembro e em Nagoia em torno de 15 de novembro.
Em Tóquio, as folhas de ginkgo ficarão amarelas até 29 de novembro, enquanto para Osaka estão previstas para 24 de novembro e Quioto para 28 de novembro.
No sul, em Kyushu, espera-se que as folhas amarelas apareçam em Fukuoka e Kagoshima até 28 de novembro.

Para ver a previsão completa e detalhada com mais destinos por todo o Japão, toque aqui para acessar o site da JMC.
A próxima atualização da JMC está agendada para o início de outubro.
Fonte: Time Out, JMC







