
Pessoa preparada subindo a trilha do Monte Fuji (PM)
Escaladores estrangeiros têm sido socorridos por terem sofrido mal-estar durante a subida no Monte Fuji.
Na tarde de sexta-feira (5), duas francesas, na faixa dos 20 anos, foram resgatadas perto do cume do monte sagrado japonês.
Segundo a polícia, as duas deixaram a cabana da 8ª estação, onde ficaram hospedadas, por volta das 7h de sexta-feira e chegaram ao cume às 11h.
Artigos relacionados
No cume, uma das francesas se queixou de sintomas de hipotermia e não conseguia mais andar. Sua amiga acionou o pedido de socorro. As duas foram resgatadas por uma equipe por volta das 15h30.
Um escalador pode sofrer com o mal da altitude (mal de montanha ou hipobaropatia), uma condição que ocorre devido à exposição a baixas pressões de oxigênio em grandes altitudes, manifestando-se com sintomas como dor de cabeça, falta de ar, tonturas e náuseas. Também pode sofrer hipotermia, como no caso da francesa, por não estar vestida e calçada adequadamente para a escalada ao Monte Fuji.
Um estudante universitário chinês, 25 anos, foi resgatado em 2 deste mês, quando chegou à 9ª estação do Monte Fuji, por volta das 20h. Ele estava exausto e não conseguiu se locomover até o cume.
No dia seguinte, 3, ele iniciou a descida, mas devido à fadiga, caiu várias vezes e machucou o joelho esquerdo. Ele não conseguia se movimentar perto da 7ª estação, aproximadamente 3.010 metros acima do nível do mar, então acionou o pedido de socorro. O resgate foi feito pela equipe de resgate da polícia da montanha, a qual começou a subir a partir da 5ª estação.
Debate: cobrar ou não pelo resgate dos escaladores?

Monte Fuji (Shizuoka TV)
O escalador, universitário chinês, foi transportado até o estacionamento e, de lá, foi encaminhado de ambulância ao hospital de Fujinomiya (Shizuoka), onde foi diagnosticado com fadiga.
Com os constantes pedidos de resgate por escaladores não preparados para subir o Monte Fuji, são vistos posts de críticas severas nas redes sociais. “Esses resgates são pagos com dinheiro dos nossos impostos” ou “Pessoas que escalam com roupas obviamente despreparadas acabam ficando doentes ou se machucando, ficando incapazes de se mover. Deveriam ser cobradas tarifas” ou “Deveriam cobrar pelos resgates“.
Os posts destacam também o maior número de resgates de escaladores estrangeiros do que de japoneses, pelo despreparo.
Fontes: Shizuoka TV e Shufuse







