Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Supertufão Ragasa mata 17 em Taiwan e assola Hong Kong com ventos ferozes

| Ásia, Tempo

Enchentes devastadoras causadas pelo supertufão Ragasa, o pior de 2025, criaram clima de ‘fim de mundo’ em Taiwan e Hong Kong.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
devastador supertufao ragasa caos e 17 mortos destaque

Inundação de lama em Taiwan (DW)

O supertufão Ragasa, o 18º do ano, causou a morte de 17 pessoas, deixando outras 17 desaparecidas em Taiwan, após um lago de contenção transbordar em meio a chuvas intensas. “Foi realmente assustador. Parecia o fim do mundo. Tive que olhar para cima para ver se era um tsunami”, declarou uma vítima taiwanesa.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Esse fenômeno grave do supertufão Ragasa também assolou Hong Kong com ventos ferozes e grandes ondas, conforme informou o Departamento de Bombeiros do Condado de Hualien na quarta-feira. A maioria das vítimas eram idosos, que não conseguiram escapar das águas em ascensão no Lago de Contenção de Matai’an, no município de Guangfu (Hualien).

Segundo a Agência Central de Notícias de Taiwan (CNA), o lago, criado por detritos deslocados por chuvas anteriores, transbordou na terça-feira (23) de manhã, seguido por um aumento maior nas águas às 16h30, horário local. Imagens compartilhadas pela mídia taiwanesa mostram águas rápidas atravessando o município de Guangfu, arrastando veículos e destruindo uma ponte.

O lago que desabou é uma represa formada pelo bloqueio de água. Segundo a mídia local, ele foi criado após o terremoto de magnitude 7,2 em abril do ano passado, que alterou a topografia da montanha, e por fortes chuvas e deslizamentos de terra causados ​​pelo tufão nº 6 em julho deste ano. Mais de 500 mm de chuva caíram em 24 horas, agravando o desastre.

devastador supertufao ragasa caos e 17 mortos destaque 1

Carros arrastados pela inundação invadem casa em Taiwan (DW)

Muitas pessoas buscaram abrigo nos telhados até que as águas baixassem, deixando para trás lama e detritos. A repórter Tiffany Wong, da TaiwanPlus News, disse à Al Jazeera que a barragem na costa leste de Taiwan rompeu, “elevando as águas até dois andares em seu pico”. “É na costa leste de Taiwan que estamos vendo a maior destruição”, explicou Wong.

Em Hong Kong, a repórter Jessica Washington, da Al Jazeera, apontou que, à medida que o supertufão se afasta, os residentes experimentaram um dia de “clima selvagem”. “Há pouco tempo, o Observatório de Hong Kong reduziu o nível de alerta do nível máximo 10 para o nível oito. Embora tenha reduzido esse nível, também pediu ao público para continuar vigilante, porque se antecipam chuvas intensas continuadas, tempestades adicionais e ventos fortes”, disse Washington.

A província de Guangdong, na China, provavelmente será atingida diretamente pelo supertufão na quinta-feira (25). Esta cidade de 120 milhões de habitantes também está em alerta máximo. Vários grandes centros de evacuação já foram montados, e 1,89 milhão de pessoas foram evacuadas até o momento.

devastador supertufao ragasa caos e 17 mortos destaque 3

Enxurrada de lama em Taiwan (ANN)

Assista a algumas cenas chocantes, como a parecida com um tsunami, dos desastres causados pelo supertufão Ragasa em Hong Kong e Taiwan, do noticiário do DW.

Fontes: ANN, NHK e Al Jazeera


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo