
Inundação de lama em Taiwan (DW)
O supertufão Ragasa, o 18º do ano, causou a morte de 17 pessoas, deixando outras 17 desaparecidas em Taiwan, após um lago de contenção transbordar em meio a chuvas intensas. “Foi realmente assustador. Parecia o fim do mundo. Tive que olhar para cima para ver se era um tsunami”, declarou uma vítima taiwanesa.
Esse fenômeno grave do supertufão Ragasa também assolou Hong Kong com ventos ferozes e grandes ondas, conforme informou o Departamento de Bombeiros do Condado de Hualien na quarta-feira. A maioria das vítimas eram idosos, que não conseguiram escapar das águas em ascensão no Lago de Contenção de Matai’an, no município de Guangfu (Hualien).
Segundo a Agência Central de Notícias de Taiwan (CNA), o lago, criado por detritos deslocados por chuvas anteriores, transbordou na terça-feira (23) de manhã, seguido por um aumento maior nas águas às 16h30, horário local. Imagens compartilhadas pela mídia taiwanesa mostram águas rápidas atravessando o município de Guangfu, arrastando veículos e destruindo uma ponte.
O lago que desabou é uma represa formada pelo bloqueio de água. Segundo a mídia local, ele foi criado após o terremoto de magnitude 7,2 em abril do ano passado, que alterou a topografia da montanha, e por fortes chuvas e deslizamentos de terra causados pelo tufão nº 6 em julho deste ano. Mais de 500 mm de chuva caíram em 24 horas, agravando o desastre.

Carros arrastados pela inundação invadem casa em Taiwan (DW)
Muitas pessoas buscaram abrigo nos telhados até que as águas baixassem, deixando para trás lama e detritos. A repórter Tiffany Wong, da TaiwanPlus News, disse à Al Jazeera que a barragem na costa leste de Taiwan rompeu, “elevando as águas até dois andares em seu pico”. “É na costa leste de Taiwan que estamos vendo a maior destruição”, explicou Wong.
Em Hong Kong, a repórter Jessica Washington, da Al Jazeera, apontou que, à medida que o supertufão se afasta, os residentes experimentaram um dia de “clima selvagem”. “Há pouco tempo, o Observatório de Hong Kong reduziu o nível de alerta do nível máximo 10 para o nível oito. Embora tenha reduzido esse nível, também pediu ao público para continuar vigilante, porque se antecipam chuvas intensas continuadas, tempestades adicionais e ventos fortes”, disse Washington.
A província de Guangdong, na China, provavelmente será atingida diretamente pelo supertufão na quinta-feira (25). Esta cidade de 120 milhões de habitantes também está em alerta máximo. Vários grandes centros de evacuação já foram montados, e 1,89 milhão de pessoas foram evacuadas até o momento.

Enxurrada de lama em Taiwan (ANN)
Assista a algumas cenas chocantes, como a parecida com um tsunami, dos desastres causados pelo supertufão Ragasa em Hong Kong e Taiwan, do noticiário do DW.
Fontes: ANN, NHK e Al Jazeera








