
Cenas de destruição (redes sociais)
Na tarde de segunda-feira (22), por volta das 13h, uma forte chuva acompanhada de ventos intensos destruíram a unidade de produção de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), causando danos severos à estrutura da fábrica.
“A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota. Neste sentido, a empresa está acompanhando cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local. Não há relatos de fatalidades”, informou a Toyota do Brasil.
Uma tempestade com rajadas de ventos de até 100 quilômetros por hora causou graves danos estruturais na segunda-feira na fábrica de motores.
Artigos relacionados
A empresa suspendeu imediata e indefinidamente a produção naquela fábrica, mas também teve que interromper a produção de veículos em Sorocaba (SP) devido à escassez de motores para os modelos produzidos lá, afetando os modelos Toyota Yaris, Corolla e Corolla Cross.
Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. Além dos danos ao prédio, que ainda estão sendo avaliados, todos os equipamentos eletrônicos, incluindo robôs, foram afetados. A produção da unidade foi interrompida e não há previsão de retomada das operações nesse momento.
Produção da Toyota do Brasil poderá ficar paralisada até o fim do ano

Telhado todo danificado (Infobae)
Segundo apuração da CNN, na quarta-feira (24), o presidente do sindicato de metalúrgicos da região informou que a Toyota do Brasil pode ficar até o fim do ano com a produção suspensa.
“Se fizermos a comparação com um carro, deu perda total na fábrica”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Leandro Soares, em entrevista à Reuters na quarta-feira (24).
Lançamento do Yaris Cross adiado e produção na Argentina é afetada

Reprodução
O lançamento do novo Yaris Cross para o mercado nacional, previsto para 16 de outubro, foi adiado por tempo indeterminado. Esse novo carro também seria distribuído na Argentina a partir de 27 de novembro.
A fábrica de Porto Feliz fornece motores para as unidades de Sorocaba e Indaiatuba e é a única fábrica do gênero da Toyota na América Latina. Atualmente, emprega aproximadamente 800 funcionários.
Além disso, produz algumas peças de motor para a picape Hilux e o SUV SW4 fabricados pela Toyota na Argentina. No entanto, até o momento, a produção na fábrica de Zárate (Argentina) permanece inalterada. Além disso, neste caso, haveria uma alteração no fornecimento dessas peças, o que permitiria a continuidade do programa industrial nacional de três turnos.
Assista aos vídeos que mostram o impacto no exterior e interior da fábrica.
@marcoscamargo_carros FÁBRICA DA TOYOTA dois dias após a tempestade. Vejam a extensão da destruição da unidade de motores que teve atividade suspensa. . O lançamento do Yaris Cross foi adiado como medida de segurança até avaliação completa das condições da fábrica de motores.
Fontes: divulgação, CNN e Infobae







