
Placa de trânsito ‘tomare’ (Wikimedia) e professora da aula de trânsito para brasileiros (Yomiuri)
Com o número recorde de estrangeiros residentes na província de Fukui, os acidentes de trânsito envolvendo estrangeiros também estão aumentando.
Com o objetivo de conscientizá-los sobre segurança no trânsito, a Delegacia de Polícia de Echizen e outras organizações lançaram o programa “Gerente de Segurança de Echizen” (Echizen Safety Manager), inédito na província. A iniciativa nomeia estrangeiros para ensinar regras de trânsito e etiqueta japonesa a seus colegas de trabalho.
Em 6 de agosto, foi ministrada uma aula de direção segura, de uma hora, para 10 trabalhadores brasileiros na Planta de Takefu da Fukui Murata Manufacturing, na cidade de Echizen. A orientadora foi a “manager” brasileira Maria Carolina Abe de Arantes, 40, que ministrou essa aula.
Artigos relacionados
Ela utilizou cartões e vídeos originais para explicar os pontos importantes a serem observados. A justificativa apresentada é que “queremos confirmar, por meio do diálogo, se os participantes entendem as regras de trânsito e o significado das placas, em vez de apenas mostrar um vídeo”.
“Foi a primeira vez que recebi uma explicação em português. Foi muito fácil de entender e também foi a primeira vez que entendi como fazer uma conversão à direita em duas etapas de bicicleta. Quero ensinar isso aos meus amigos”, disse um participante de 39 anos.
Aumento de acidentes causados por motoristas estrangeiros em Fukui
De acordo com os dados da província de Fukui, o número de residentes estrangeiros no final de dezembro de 2024 era de 19.122, um aumento de 14,1% em relação ao final do ano anterior. Aproximadamente 30% dessas pessoas moram na cidade de Echizen, onde uma grande parte trabalha.
Como resultado, o número de acidentes de trânsito na província, envolvendo estrangeiros, também aumentou. Foram 25 acidentes em 2023, 37 em 2024 e 25 até o final de julho deste ano. A tendência de aumento também é perceptível na jurisdição da Delegacia de Polícia de Echizen, com 8 acidentes em 2024, o dobro do número do ano anterior, e 6 até o final de julho deste ano.
Em resposta a essa situação, a delegacia solicitou a colaboração de 17 pessoas de origem brasileira que trabalham como instrutores na Sankyo Techno Staff e na Fujiarte, empreiteiras fortes na cidade. Em julho, foram nomeados “manager” e treinados pelos membros da divisão de trânsito da polícia.
As empreiteiras já utilizavam o chat corporativo para informar os funcionários sobre as regras de trânsito, mas um responsável afirmou: “Treinamentos presenciais e sessões de perguntas e respostas no idioma português facilitam a verificação da compreensão”.
Aumento de acidentes com estrangeiros em todo o país
Os acidentes de trânsito envolvendo estrangeiros também estão aumentando em todo o país. De acordo com a Agência Nacional de Polícia do Japão (NPA), houve 258 acidentes fatais e com ferimentos graves envolvendo motoristas estrangeiros de janeiro a junho deste ano. Isso representou 2,1% do total, a maior taxa desde 2005.
Por conta desse aumento, há esforços em andamento para tornar mais rigorosas as regras de conversão de carteiras de habilitação estrangeiras para a japonesa.
“Esperamos expandir iniciativas semelhantes para incluir estrangeiros de outras nacionalidades, não apenas brasileiros“, disse Kobayashi Shuhei, chefe da divisão de trânsito da delegacia de Echizen.
Fonte: Yomiuri







