
Trump mira produções estrangeiras e propõe tarifa de 100% (imagem ilustrativa/PM)
Donald Trump anunciou, em uma publicação na Truth Social nesta segunda-feira (29), que irá impor uma tarifa de 100% sobre filmes produzidos fora dos Estados Unidos.
Na postagem, o presidente afirmou que a indústria cinematográfica foi “roubada” dos EUA, citando especificamente a Califórnia e o governador Gavin Newsom, dizendo que o estado foi duramente afetado por filmes feitos no exterior.
O presidente não forneceu contexto adicional em sua postagem, como quando as tarifas poderiam começar ou quais países seriam alvo.
Artigos relacionados
Esta não é a primeira vez que Trump ameaça impor essa tarifa
Em maio, o presidente fez a mesma ameaça, argumentando que outros países oferecem incentivos fiscais que atraem cineastas ao exterior.
Agora, se Trump seguir adiante e impor uma tarifa de 100% em todos os filmes feitos fora dos EUA, seria a primeira vez que ele essencialmente impôs uma tarifa sobre um serviço, em vez de um bem.
Algumas vozes na indústria temem que isso possa alterar o modelo de negócios global de Hollywood.
Por décadas, a produção de filmes e TV foi realizada em locais que oferecem incentivos fiscais. No início deste ano, a Califórnia expandiu o crédito fiscal do estado para filmes para US$ 750 milhões.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom respondeu ao anúncio de Trump na manhã de segunda-feira, afirmando que as ações do presidente “causarão danos irreparáveis à indústria cinematográfica dos EUA”. E acrescentou: “A medida de hoje é 100% estúpida”.
Fonte: ABC News







