
Trump pressiona Putin por cessar-fogo e mira China e Índia (imagem ilustrativa/PM)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que está preparado para se unir à União Europeia (UE) e impor novas tarifas amplas à Índia e China, enquanto busca intensificar a pressão sobre seu homólogo russo, Vladimir Putin, para participar de negociações de cessar-fogo com a Ucrânia.
Trump apresentou a proposta durante uma ligação em uma reunião com altos funcionários dos EUA e da UE em Washington, de acordo com pessoas familiarizadas com a discussão que pediram anonimato para discutir deliberações privadas.
Outras medidas potenciais mencionadas pelos funcionários dos EUA e da UE incluem mais sanções à frota sombra de petroleiros da Rússia, assim como restrições a seus bancos, setor financeiro e grandes empresas petrolíferas.
Artigos relacionados
Qualquer sanção da UE exigiria o apoio de todos os estados membros, e várias nações, incluindo a Hungria, bloquearam medidas mais rígidas contra o setor energético russo no passado.
Trump, até agora, evitou sancionar diretamente a Rússia
A sugestão de Trump, inicialmente relatada pelo Financial Times, vem após o prazo dado por ele para que Putin realizasse uma reunião bilateral com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sem nenhuma indicação de que o líder russo, que se encontrou com Trump no final do mês passado no Alasca, estivesse realmente interessado em conversas de paz frente a frente.
Em vez disso, Moscou intensificou sua campanha de bombardeios na Ucrânia, com um ataque na terça-feira matando pelo menos 20 aposentados enquanto coletavam pagamentos no leste da Ucrânia.
Qualquer ação dos EUA dependeria, em última análise, de Trump, que até agora evitou sancionar diretamente a Rússia, apesar de ultrapassar várias datas finais autoimpostas e da contínua relutância de Vladimir Putin em negociar um fim para a guerra.
No entanto, Trump já duplicou as tarifas sobre a Índia para 50% devido a sua contínua compra de petróleo russo.
Fonte: JT







