
Fontes indicam que Donald Trump pode viajar ao Japão antes da reunião da APEC na Coreia do Sul (imagem ilustrativa/PM)
Autoridades americanas e japonesas estão realizando preparativos para uma possível viagem do presidente Donald Trump ao Japão no próximo mês, conforme revelado nesta quinta-feira (25) por dois funcionários governamentais e uma terceira pessoa com conhecimento do assunto.
Uma visita a Tóquio, o aliado mais próximo de Washington no leste asiático e um importante parceiro em questões de comércio e segurança, aconteceria no momento em que os dois países ainda estão discutindo como implementar seu acordo sobre tarifas.
Esta visita também marcaria a primeira oportunidade do presidente republicano de encontrar o sucessor do primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba, que está deixando o cargo.
Artigos relacionados
Os oficiais alertaram que nenhuma viagem da Casa Branca é oficial até ser anunciada, sendo que os planos podem mudar. A Casa Branca e o Ministério das Relações Exteriores do Japão ainda não responderam a pedidos de comentário.
Trump já tem viagem marcada para a Ásia, onde espera-se que ele participe da reunião de líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), que ocorrerá de 31 de outubro a 1º de novembro em Gyeongju, na Coreia do Sul.
Durante sua visita, Trump mencionou na semana passada que se encontrará com o presidente chinês Xi Jinping para suas primeiras conversas frente a frente desde que Trump reassumiu o cargo em janeiro.
A possível viagem ao Japão pode acontecer antes da visita à Coreia do Sul, disseram os oficiais.
O enfoque de Trump nas desigualdades comerciais que ele percebe com os países asiáticos tem balançado a região, especialmente nações voltadas para exportação, como o Japão.
Fonte: NDTV







