
Foto ilustrativa de dia de tufão (PM)
O 15.º tufão do ano tocou o solo da província de Kochi por volta da 1h de sexta-feira (5). Continua se movendo a uma velocidade de 20 km/h e com pressão atmosférica de 1.000 hPa, segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
Por causa do tufão Peipah, além de Shikoku, as regiões Kinki e Tokai estão sob chuva. Formou-se uma faixa linear de chuva de grande extensão, desde Shikoku a Tokai, elevando o risco de desastres naturais.
A chuva começou a cair em várias partes da região de Tokai antes da aproximação do tufão, com uma forte precipitação de 58 mm registrada na cidade de Owase (Mie).
Artigos relacionados
A previsão do índice pluviométrico máximo para 24 horas até a noite de sexta-feira é de 200 mm em muitas partes das províncias de Aichi, Gifu e Shizuoka, e 300 mm na província de Mie.
Além disso, é preciso tomar cuidado com as rajadas de vento e, para quem vive na costa, a recomendação é não se aproximar do mar, pois estão previstas ondas de 3 a 4 metros na região Tokai.
A AMJ está alertando a população das áreas sob o tufão Peipah para que fiquem atentas contra deslizamentos, inundações de áreas baixas, transbordamento dos rios, bem como ventos fortes, ondas altas, raios, rajadas violentas de vento e possibilidade de tornados e granizo.

Províncias sob a área de tempestade e seu movimento na sexta-feira (WeatherMap)
Fontes: AMJ, NHK, CBC TV e WeatherMap







