
Takaichi surpreende! Aprovação explode no Japão (imagem ilustrativa/PM)
Em uma pesquisa de opinião pública nacional conduzida por um jornal japonês nos dias 25 e 26 de outubro, as taxas de aprovação para o recém-inaugurado Gabinete da primeira-ministra Sanae Takaichi ficaram em 65%, marcando o sétimo nível mais alto na história.
A administração atraiu apoio de eleitores de partidos conservadores de oposição, como o Partido Democrático para o Povo (DPFP) e o Sanseito, bem como apoio de gerações mais jovens.
Na frente política, houve muitas vozes pedindo medidas para combater a alta dos preços e estimular a economia. Se a administração conseguirá apresentar resultados sólidos durante a atual sessão extraordinária da Dieta, onde o debate deve se intensificar, provavelmente será crucial para sua gestão futura.
Artigos relacionados
As altas taxas de aprovação do Gabinete Takaichi devem-se em grande parte à solidificação do apoio das bases conservadoras.
Cerca de 89% dos apoiadores do partido governista Partido Liberal Democrata (PLD) e 88% daqueles que apoiam o novo parceiro júnior da coalizão do PLD, o Nippon Ishin (Partido da Inovação do Japão, ou JIP), foram favoráveis ao Gabinete.
Além disso, 71% dos apoiadores do DPFP, 91% dos eleitores do Sanseito e mais de 90% dos apoiadores do Partido Conservador do Japão também expressaram sua aprovação.
Por outro lado, apenas 19% dos apoiadores do partido de oposição liberal Partido Democrático Constitucional do Japão e cerca de 30% dos eleitores do Komeito, o ex-parceiro júnior da coalizão do PLD, apoiaram o Gabinete.
Entre aqueles que não apoiam nenhum partido em particular, 52% expressaram aprovação pela administração Takaichi.
Por idade, 76% dos jovens de 18 a 29 anos e 70% dos que estão na faixa dos 30 anos apoiaram o Gabinete, contrastando drasticamente com as taxas de aprovação de 11% e 15% entre os grupos etários correspondentes, respectivamente, para o Gabinete de Shigeru Ishiba na pesquisa nacional de setembro.
Sessenta e um por cento expressaram expectativas para a primeira mulher primeira-ministra do Japão.
Fonte: MN







