
Cometa Lemmon visível da Terra e fotografado da ISS (X/Kimiya Yui)
O astronauta japonês Kimiya Yui capturou imagens impressionantes do cometa Lemmon diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS) e as compartilhou em suas plataformas de mídia social.
O cometa, que irá se aproximar mais do sol em novembro, foi registrado com sua cauda longa brilhando entre as estrelas.
Na terça-feira (21), Yui postou um conjunto de fotos e um vídeo no X. As fotos capturam a cauda fluída do cometa entre os astros.
Artigos relacionados
O vídeo, criado compilando fotografias em intervalos fixos, mostra várias luzes movimentando-se ao redor, além do cometa. No X, Yui comentou: “Por favor, aproveitem, juntamente com os movimentos dos satélites voando ao redor”.
Descoberto em janeiro pela Mount Lemmon Survey nos Estados Unidos, o cometa está se aproximando do Sol pela primeira vez em cerca de 1,3 mil anos. Sua próxima passagem está prevista para aproximadamente 1.100 anos mais tarde.
Segundo o Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), o cometa esteve mais próximo da Terra na terça-feira e estará mais próximo do Sol no dia 8 de novembro. Espera-se que ele seja visível no arquipélago japonês durante este período.
O observatório afirmou que o cometa pode ser visto baixo no céu ocidental durante a noite, devendo brilhar tanto quanto uma estrela de terceira ou quarta magnitude. Os oficiais disseram que ele pode ser visível a olho nu se observado de um local escuro com céu limpo.
Junichi Watanabe, professor distinto no NAOJ, comentou que será possível ver o cometa utilizando binóculos e olhando diretamente acima de Arcturus, uma estrela de primeira magnitude na constelação de Bootes.
Ele afirmou que quanto mais próximo o cometa estiver do Sol, mais visível ele será, conforme sua cauda se desenvolve.
おはようございます!
今日もレモン彗星の写真です。
運動の合間に、機会がありましたので撮影しました。
昨日よりだいぶ明るくなった気がします。
イオンと塵の2種類の尾も識別できますね。
皆さんが彗星を見るためにも、H3によるHTV-Xの打上げの為にも、早く天候が回復する事を祈っています。 pic.twitter.com/xnFkjrsVXV— 油井 亀美也 Kimiya.Yui (@Astro_Kimiya) October 20, 2025
Fonte: NHK







