Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Bullying e evasão: amargos recordes nas escolas do Japão em 2024

| Sociedade

Além do recorde de bullying nas escolas, o número de crianças e adolescentes que se recusam a ir estudar também é histórico.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
bullying

Foto ilustrativa (PM)

O Japão teve um número recorde de casos de bullying nas escolas e de alunos que abandonaram os bancos escolares no ano passado, um grande desafio a ser encarado.

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

Em 2024, as escolas primárias, ginasiais, colegiais e especiais do Japão registraram mais de 354 mil alunos que abandonaram as escolas, marcando um novo recorde. De acordo com levantamento do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), o número de estudantes fora da escola, nesse nível, ocorre por 12 anos consecutivos.

No entanto, a taxa de aumento para as escolas do primário e ginásio foi de 2,2%, significativamente menor do que os 15,9% de 2023. O número de novos alunos que faltaram às aulas foi de aproximadamente 153,8 mil, a primeira queda em 9 anos. 

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Nas escolas colegiais, houve uma diminuição de cerca de mil alunos, resultando em 67,7 mil estudantes que não querem ir às aulas.

O MEXT acredita que as medidas adotadas pelo governo do país e prefeituras começam a mostrar resultados positivos. 

Casos de bullying escalam nas escolas

O número de casos reconhecidos de bullying nas escolas – primário, ginásio, colegial e especiais – ultrapassou 769.022, recorde pelo quarto ano consecutivo. Em 2023 foram 732.568 casos.

Foram registrados mais de 1,4 mil casos de situações graves de bullying, nos quais houve suspeita de danos físicos ou mentais graves, o maior dos últimos anos.

Desse total, ⅓ ou 490 casos não tinham sido inicialmente identificados como bullying, mostrando desafios crescentes com situações “invisíveis”, como os de casos online.

japao recorde de bullying e abandono escolar em 2024 destaque 1

Foto ilustrativa (PM)

O governo destaca a importância da detecção precoce e resposta rápida. “Acreditamos que há um aumento nos casos difíceis de perceber, como o bullying online, e em casos que só se tornam aparentes quando já escalaram para casos graves”, destacou o MEXT.

Além disso, a soma de ocorrências de violência física nas escolas – primária, ginasial e colegial – também teve um novo recorde, com 128 mil casos. Houve um aumento, pois em 2023 foram registrados 108 mil casos.

Quando as ocorrências de bullying se intensificam a um nível gravíssimo, podem levar os estudantes ao suicídio. Foram confirmadas 413 ocorrências de suicídio de alunos (primário, ginásio, colégio e especial).

O MEXT afirmou que implementará medidas para garantir que os adultos que convivem com as crianças possam responder rapidamente aos sinais e pedidos de socorro delas e tomar medidas rápidas.  

Fontes: NHK e FNN


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo